RESUMOS GEO 12ano

3297 palavras 14 páginas
Causas dos conflitos Regionais

Sempre existiram conflitos regionais no mundo. No entanto, à medida que a pressão demográfica aumenta e que a luta pelos recursos naturais e pelos mercados é cada vez mais intensa, surgem novos conflitos relacionados com as estratégias geopolíticas dos grandes atores mundiais (Tríade e PD vs Bric´s e outras potências/ países emergentes).

Os recentes conflitos regionais tiveram um incremento com o final da guerra fria e os avanços fronteiriços dos novos estados, assim como pelo vazio de poder em vastos territórios do mundo (estados com governo central fraco).
O Ressurgimento dos nacionalismos – Pág. 194
Grande parte dos conflitos mais graves das últimas décadas está relacionada com questões nacionalistas e fronteiras decorrentes da queda do bloco soviético.

Jugoslávia: este conflito levou à desagregação/ separação da federação da Jugoslávia tendo-se registado um conflito armado grave e deslocação de populações entre os novos países constituídos, resultado de limpezas étnicas neste caso, como em quase todas as rivalidades étnicas foram aproveitados com finalidades geopolíticas: eliminar um estado com afinidades à antiga União soviética e enfraquecer ainda mais a posição geopolítica da Rússia, naquela época.

Na Europa à uma ressurgência do nacionalismo. Para além dos conflitos antigos da irlanda do norte e país do basco recentemente emergiam os da bélgica, Catalunha, escócia, e norte de Itália.

Como consequência destes conflitos, “limpezas étnicas” ocorreram e, em alguns casos, criaram-se estados ou independência de fato (Kozovo) com tendência para serem nações mono étnicas e/ou com grande intolerância entre grupos diferentes.

Conflitos com base nos fundamentalismos religiosos
O fundamentalismo religioso conhece-se pela intolerância relativamente a outras tendências religiosas e religiões.
Com frequência é feito o aproveitamento deste fervor religioso para fins políticos e militares, como é o caso da Círia com o estado islâmico

Relacionados