Resumos frei luis e sousa 1º e 2º acto

Páginas: 5 (1109 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
1ºacto
Personagens:
DªMadalena, Telmo, Maria e Manuel de Sousa Coutinho.
Palácio de Manuel de Sousa Coutinho, em Almada.
Câmara antiga, ordenada com todo o luxo e caprichosa elegância portuguesa dos principios do século XII. É, pois um espaço sem grades, amplamente aberto para o exterior, onde as personagens aindagozam a liberdade de se movimentarem guiadas pela sua vontade própria.
Atravésdas grandes janelas rasgadas domina-se uma paisagem vasta. - É o fim da tarde.

O primeiro acto passa-se no palácio de Manuel de Sousa Coutinho em Almada no seu interior está dona Madalena sentada numa cadeira, com as mãos cruzadas sobre o seu regaço, lendo um livro de seu nome Lusíadas.
Dª Madalena ao ler relembra tudo pelo que tinha passado.
DªMadalena encontra-se triste, desconfortável, emuito preocupada pois foi casada sendo o seu primeiro marido DºJoão de Portugal que ao participar na Batalha d'Alcácer foi dado como morto.
Então DºMadalena falando com Telmo o seu aio que desde que casou com DºJoão de Portugal a segue para todo o lado contando-lhe da sua angústia de saber que procurou durante 7 anos seguidos o seu marido e que nunca o encontrou.
Por não o ter encontrado casou-senovamente com DºManuel de Sousa Coutinho e dai nasce Dª Maria uma menina com 13 anos que apesar da idade que tinha estava muito desenvolvida mas que era uma menina muito frágil.
Telmo nunca aceitou o casamento de DªMadalena com Manuel de Sousa Coutinho pois para ele o seu amo foi e será DºJoão de Portugal.
Telmo também ao principio não gostava de DªMaria mas agora depois de crescida querelamais do que nunca.
Mesmo depoi de tantas procuras e de ter casado pela segunda vez e de ter uma filha desse casamento DªMadalena vive na angústia de que o seu 1º marido DºJoão de Portugal volta-se e a encontra-se casada e com uma filha de DºManuel de Sousa Coutinho.
Lisboa enfrenta uma época má pois por toda a parte existe peste.
Peste essa que os governadores de Espanha sentem receio e tentam irpara Almada para se poderem hospedar no palácio de DºManuel.
este por sua vez não aceita que os governadores lhe tomem os seus aposentos e resolve incêndiar o palácio destruindo-o completamente inclusive o seu retrato que para DªMadalena significa desgraça, presságio etc...
Depois de tudo DªMadalena com a sua familia e seus aios partiram e foram morar para a sua 1ª casa onde viveu com DºJoão dePortugal.
Fim do 1º acto.

2ºacto
Personagens:
Maria, Telmo Pais, DªMadalena, Manuel de Sousa Coutinho, Frei Jorge e o Romeiro.
Palácio que fora de Dº João de Portugal, em Almada, que agora pertence a Dª Madalena.
Salão antigo de gosto melancólico e pesado, com grandes retratos de família, muitos de corpo inteiro; que estão em lugar de destaque.
Do lado esquerdo para o interior, coberto dereposteiros com as armas dos condes de Vimioso.
Deixa de haver janelas e as portas, ainda no plural, são já mais destinadas a cercar as personagens que a deixá-las escapar.
Maria, DªMadalena e Telmo Pais chegaram ao palácio de DºJoão de Portugal e deparam-se com um cenário horrendo, misterioso, triste, pesado e melancólico.
Quando entram encontram três retratos expostos numa parte da casa comsaliência e que seriam os retratos de el-rei DºSebastião, de Camões e de DºJoão de Portugal.
DªMadalena dorme dias sem fim e tendo ainda muitos pesadelos por causa do incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho e de se ter incêndiado seu retrato.
Maria conversa com Telmo Pais sobre o retrato de DºJoão de Portugal mas nunca lhe revelando a sua identidade.
Maria diz a Telmo que gostaria queDºSebastião volta-se daquela batalha depois de tanto tempo são e salvo pois ela era uma menina sebastianista.
Manuel de Sousa Coutinho regressa então ao palácio de DºJoão de Portugal depois de ter a certeza que não restava mais nada do seu palácio, quando vê Maria fica felicíssimo e pergunta-lhe por sua mãe.
Ao que Maria lhe responde que a mãe dormia já há alguns dias e conta-lhe o sofrimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo 1º, 2º e 3º acto frei luis de sousa
  • Resumo 1º, 2º e 3º acto frei luis de sousa
  • Resumo frei luis de sousa
  • resumo frei luis de sousa
  • Resumos de frei luis de sousa
  • frei luis de sousa resumo
  • Frei Luís de Sousa
  • Resumo de "Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!