Resumos filosofocos 5

281 palavras 2 páginas
Francis Bacon (1561 - 1626), A sua "Grande Instauração" consiste em dois momentos distintos, que são: Teoria dos ídolos e indução;

Os contratualismos de Thomas Hobbes (1588-1679) e de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) são formas distintas de instituir e legitimar o Estado. Sendo que para Hobbes o objetivo é garantir a paz e para Rousseau, a essência do homem, a liberdade. Desta forma é correto afirmar que: Para Hobbes e Rousseau o mais racional é viver no Estado justo;

René Descartes (1569-1650), o mais importante não é "[...] ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem". E é com essa compreensão que ele escreve o Discurso do Método, estabelecendo os quatro preceitos do método, através dos quais ele chegou à verdade.

1- Receber escrupulosamente as informações, examinando sua racionalidade e sua justificação. Verificar a verdade, a boa procedência daquilo que se investiga – aceitar o que seja indubitável, apenas. Esse passo relaciona-se muito ao cepticismo.
2- Análise, ou divisão do assunto em tantas partes quanto possível e necessário.
3- Síntese, ou elaboração progressiva de conclusões abrangentes e ordenadas a partir de objetos mais simples e fáceis até os mais complexos e difíceis.
4- Enumerar e revisar minuciosamente as conclusões, garantindo que nada seja omitido e que a coerência geral exista.

Imanuel Kant (1724-1804), afirma na Crítica da razão pura, que as ciências (matemática e física) passaram do "tatear" ao conhecimento científico, devido a uma "revolução súbita", uma mudança de método, uma mudança na maneira de pensar, que consiste em compreender que:

- só conhecemos a priori das coisas o que nós mesmos nelas pomos";
- a própria experiência é uma forma de conhecimento que exige concurso do

Relacionados

  • jusnaturalismo
    5693 palavras | 23 páginas