resumos de psicopatologia I 1º teste

Páginas: 23 (5690 palavras) Publicado: 30 de dezembro de 2013
1. Introdução;

*A ciência da psicopatologia

Psicopatologia, é a ciência da perturbação mental, esta é associada a uma disfunção psicológica que desencadeia um estado de angustia/sofrimento ou deterioração do funcionamento de um individuo, como uma resposta que não é caraterística daquilo que se espera culturalmente, ou seja, que se desvia do padrão normativo do comportamento. Esta“tipologia” varia conforme o contexto onde estamos inseridos.
Contudo, a pessoa pode não sofrer e apresentar sintomas psicopatológicos.

-Síndrome, conjunto de sintomas específicos que decorrem num individuo.

*Comportamento Normal VS. Comportamento Anormal

Comportamento normal- inclui todo aquele que é esperado socialmente. É esperado socialmente que uma criança de 6 anos consiga entrar nasala de aula e estar atenta durante 1hora. É esperado igualmente, que consiga fazer as tarefas sozinha (autonomia).
Comportamento anormal- é todo aquele comportamento que “foge” do padrão social, aquilo que não é esperado. Fatores biológicos, sociais e psicológicos podem estar na base do desenvolvimento deste tipo de comportamentos desviantes. Biologicamente, quando já é algo inato no individuo,foi-lhe transmitido geneticamente. Social, quando por exemplo o sujeito sofre de bullying, e isola-se.

2. Componente teórica;

*2.1. Sistemas de Classificação em Psicopatologia

- ICD e DSM. São compatíveis, no entanto, o primeiro começou por ser incompleto e por isso surgiu o DSM. Contudo, o ICD, continua bastante atual na mesma.

-Eixo multi-axial (V EIXOS)
Dsm, pág.27;

Eixo I:Perturbações clinicas
Outras perturbações clinicas que podem ser foco de atenção médica
Destina-se a indicar as várias perturbações ou situações clinicas existentes na classificação, exeto as perturbações de personalidade e em casos de deficiência mental (estas são referias no eixo II). No caso dos indivíduos que parecem desenvolver mais que uma perturbação deve ser assinalada aqui também.
EixoII: perturbações de personalidade e situações de deficiência mental
Eixo III: Estado físico geral
Deve-se apontar situações físicas que podem influenciar e explicar os comportamentos das perturbações apontadas no eixo I.
Eixo IV: Problemas psicossociais e ambientais
Refere-se situações que podem contribuir, ou aumentar as perturbações do sujeito. É muito comum o trabalho ser um grande stressorno quotidiano.
Eixo V: avaliação global do funcionamento- AGF (quantificação do funcionamento do sujeito).
*2.2. Perturbações do Humor
a) Episódios do humor
Nunca colocar no Eixo I, são apenas organizadores, as perturbações sim é que são no Eixo I.
Todos nós temos um humor que nos carateriza e vai ao encontro da nossa personalidade. Todos nós temos alterações de humor, temos dias bons emaus, isso é normativo. Deixa de ser normativo, quando essas alterações de humor são muito intensas, longas, podem ser repentinas. Ou seja, quando o sujeito não lida de forma normal, com as emoções.
Por exemplo: o stress no trabalho. É normal todos nós ficamos ansiosos e stressados, não é normal quando essa preocupação se torna permanente e intensa. Não é normal estar sempre preocupado com otrabalho, as conversas do quotidiano resumem-se ao trabalho, portanto surge aqui um quadro obsessivo que a pessoa foca-se demasiado naquilo.
Emoção- manifestação do estado interior (humor).
Antes de partir para os episódios, devemos fazer uma avaliação da alteração:
1- Compreender em que contexto surge esta alteração. Se é só em casa, se é só no trabalho. Perceber também se pode derivar dealguma doença física. Portanto temos de perceber onde “nascem” estes comportamentos;
2-Perceber o que a pessoa entende sobre os comportamentos que diz ter. Se diz que está depressiva, obsessiva, tentar entender como o sujeito vê estes conceitos.
3- Entender se esta alteração de humor provoca sofrimento à pessoa.
4- Entender se todos os sintomas descritos são verídicos e não inventados, só para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de espanhol- 1º teste
  • Resumo história – 1º teste
  • Resumo Aplicações de Informática 1º Teste 12º ano
  • Psicopatologia I
  • Psicopatologia I
  • Psicopatologia i
  • Psicopatologia I
  • RESUMO DA PSICOPATOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!