Resumos de Palestra Café com RH Macaé

Páginas: 8 (1899 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Resumo de Palestras do Grupo Café com RH – Uff Macaé

• Desafios na avaliação dos riscos psicossociais do trabalhador - Risco e Segurança
Saúde e Segurança nas organizações – A empresa deve ter o mesmo olhar para a saúde e segurança, pois ambos são de extrema importância.
Resultado financeiro – Ambos quando ocorrem gera perda financeira e os gastos são enormes. E por isso deve ser feitaregularmente uma avaliação de risco para ambas.
Deve-se ter um facilitador geral na área onde possa equalizar a saúde e segurança com o mesmo grau de importância dentro das organizações.
Prevenir contra a ocorrência de danos ao ser humano. Ver a coisa antes que aconteça e gerenciar os riscos para que o acidente e o adoecimento não venha a ocorrer.
As empresas devem cancelar fatores que podemgerar acidentes ou doenças, fazer um planejamento e a implementação de controles desses fatores. Avaliar a eficácia dos controles e corrigir eventuais falhas.
O perigo podemos descrever, mas o risco não. O risco é quantificável, temos que definir um percentual e fazer isso com foco na saúde do trabalhador.
Saúde ocupacional – Estuda a relação entre o trabalho e a saúde do trabalhador. A empresa tempor obrigação promover a saúde e o bem estar do trabalhador, familiares e comunidade.
Saúde Psicossocial – Estudo, prevenção, orientação e conscientização dos distúrbios mentais (transtornos de percepção e comportamento).

Estados de Saúde Psicossocial
- Estar bem consigo mesmo.
- Estar confortável com as pessoas a sua volta.
- Controlar as tensões e as ansiedades.
- Manter uma perspectivaa respeito das coisas
- Sentir-se gratificado por coisas simples.
- Ser capaz de atingir objetivos
- Ter postura de respeito e apreço pelos outros.

Gerenciamento dos riscos para a saúde psicossocial no trabalho - desafios

- Menor exatidão na identificação ao perigo (vapores químicos x cargas excessivas de trabalho). Avaliar riscos.
- Demora na manifestação dos efeitos (queimadura xevento traumático). Trabalhar e socorrer imediatamente.
- Efeito podendo ser negativo ou positivo (fraturas x autonomia sobre o trabalho). No caso da autonomia do trabalho que é bom para a saúde psicológica em certo nível, pois pode ser interpretada como negativo, exemplo: “meu chefe não se preocupa comigo, não me dá atenção”.
- Estresse – Problemas psicossomáticos, dor de cabeça, irritabilidade,dependência química, depressão, envenenamento. É mais difícil ver a situação perigo x dano.
Fica fácil enxergar o dano físico, já no psicossocial fica mais complexo enxergar o grau da doença. No físico temos como analisar o grau do dano, já no psicossocial não temos como mensurar.
Um dos fatores que podem causar adoecimento é não ter clareza da sua função, isso pode gerar um risco psicossocial. Apessoa pode adoecer emocionalmente por perder sua identidade.
Ex: Sou Técnica de Segurança do Trabalho, mas faço logística. Se isso não estiver bem definido com o funcionário desde o início da contratação, pode gerar uma frustração e causar adoecimento.
Pontos de Atenção
O método de avaliação do risco físico, não é adequado para o risco psicossocial. Apenas um olhar observador não revelaaspectos que estão subjetivos.

O trabalho confinado/embarcado: um olhar crítico sobre seus aspectos psicossociais
O trabalhador embarcado convive num espaço dúbio de prazer e dor. Não tem como separar problemas do trabalho, deixar os problemas fora e vir trabalhar é impossível.
Qualquer pessoa tem o direito de se negar a realizar um trabalho se não estiver bem, mas quando o faz fica taxado comoincompetente ou preguiçoso.
A psicóloga Sara Tanos, fez um paralelo da música Maresia com a vida do trabalhador offshore.
Maresia
O meu amor me deixou
Levou minha identidade
Não sei mais bem onde estou
Nem onde a realidade
Ah, se eu fosse marinheiro
Era eu quem tinha partido
Mas meu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Palestra de rh
  • PALESTRA RH
  • Resumo palestras
  • resumo de palestra
  • Resumos das palestras
  • Resumo de palestras
  • Resumo de palestra
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!