Resumos Comissário de voo - bloco I

Páginas: 18 (4327 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
RESUMO BLOCO I
EMG

“Segurança é a arte de reduzir a um mínimo as possibilidades de risco.”
“Muitas vidas podem ser salvas se o comissário estiver apto e condicionado a reagir prontamente em uma situação de emergência.”
“Emergência é toda situação ANORMAL que põe em risco a segurança da aeronave e de seus ocupantes.”

Emergência secundária: Quando há suspeita ou quando existe a visívelindicação de uma provável pane. (Comissário recebe o alerta da cabine de comando, se prepara para a emergência e passa aos passageiros os procedimentos de pouso de emergência, operação das saídas e escorregadeiras, entre outros).

Emergência primária: Perigo iminente (Despressurização, fogo a bordo, mau funcionamento mecânico que exige pouso de emergência)  exige ação imediata dos comissários.Pressurização:
Ver: http://www.youtube.com/watch?v=rBE5JNIUsSo

Pressurizar um avião é criar um ambiente artificial onde a pressão e a temperatura sejam compatíveis com a que precisamos para viver normalmente ao nível do mar.
O limite fisiológico para uma pessoa é de 10.000 pés, de 10.000 a 12.000 pés não são todos que se adaptam, e acima de 12.000 (Zona de reação compensada) é necessário ouso de oxigênio suplementar. Os aviões são pressurizados a uma altitude - pressão de 8.000 pés.
A insuficiência de oxigênio nas células do corpo é conhecida como HIPÓXIA e apresenta a cada nível de altitude variações na velocidade em que ocorre, sendo necessário a utilização de um sistema de pressurização onde o ar “sangrado” dos motores é injetado no interior da cabine. O ar é eliminado atravésde válvulas OUT FLOW. A diferença entre a pressão interna (que é maior) e a externa, é chamada de DIFERENCIAL DE PRESSÃO.

Despressurização: Perda de pressão. Ocorre com uma pane do sistema, ruptura de uma janela ou porta.

Tipos de Despressurização:
Explosiva : menos de 1 segundo.
Rápida : até de 10 segundos.
Lenta : acima de 10 segundos.

Quanto maior for o DP (diferencial de pressãointerna e externa), mais rápida será a despressurização; a velocidade da perda de pressão é proporcional com o tamanho do orifício de escape do ar; e quanto maior a cabine mais tempo levará para despressurizar. A primeira atitude de todos é colocar a máscara de oxigênio mais próxima.

Sistema de pressurização de aeronaves: É necessário equilibrar o diferencial de pressão (interna – maior / externa– menor) das aeronaves. Como?  O “ar sangrado” dos motores é injetado na cabine e controlado por válvulas OUT FLOW que regulam o fluxo de saída de ar.

TUL (tempo útil de lucidez): É o tempo em que alguém pode fazer alguma coisa por si mesmo. Quanto mais elevada a altitude, mais curto o “TUL”.

Walk–Around Procedure (procedimento pós-despressurização)
É o deslocamento do comissário peloavião já nivelado abaixo de 10.00 pés (limite fisiológico) para efetuar checagem se está tudo bem, se alguém precisa de ajuda, de oxigênio terapêutico. Depois de uma despressurização o serviço de bordo é encerrado.


SISTEMAS FIXOS DE OXIGÊNIO:
 Da cabine de comando:
- possui cilindro independente e três seleções de fluxo de Oxigênio:
1. NORMAL: Sob demanda, misturado.
2. 100% OXI: Sobdemanda a 100%
3. EMERGÊNCIA: Contínuo a 100% (sob pressão)
- Esse sistema também pode ser utilizado em caso de fumaça na cabine. Na cabine de comando, a máscara é equipada com viseira embutida ou então possui no kit, um par de óculos extra para piloto e co-piloto (SMOKE GOOGLES).
- Cheque pré-voo: Testar o funcionamento do sistema pressionando a chave “TEST”. Verificar o visor de passagem defluxo na cor verde. Verificar se o seletor do fluxo de oxigênio está em 100% OXI (o qual devera permanecer armado durante todo o voo).

 Da cabine de passageiros:
- possui cilindros fixos localizados nos porões ou 1 módulo gerador químico para cada conjunto de máscaras das PSU’s.
- O número de máscaras é 1 a mais do que o número de poltronas abaixo.
- máscaras misturadoras (oxigênio + ar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo AFC
  • Comissário de Vôo
  • Comissario de voo
  • Frases em Ingles para Comissários de voô
  • Emergencia
  • questionariio comissario de voo
  • COMISSARIO DE VOO
  • Prova de Comissários de Voo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!