RESUMOOOOO

585 palavras 3 páginas
Este trabalho registra a análise qualitativa e quantitativa das ações de recuperação de uma área de fitosifionomia de mata ciliar original do Cerrado. Historicamente a vegetação suprimida deu lugar ao cultivo monocultor de soja e milho e criação de gado de corte. O estabelecimento rural está localizado no distrito de Santo Antônio do Rio Verde, município de Catalão (GO). No local delimitamos três slots representativos da área, a fim de avaliarmos a resiliência daquele ecossistema/agroecossistema. Nossa intervenção se consolidou no âmbito das ações do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia – NEPEA-, pelas quais aportamos conhecimentos e assistência técnica no propósito de garantir eficácia e celeridade na recuperação da área outrora perturbada. Os resultados apontam para uma boa recuperação em dois slots e uma mui baixa resiliência no terceiro slot, onde apenas algumas espécies nativas do Cerrado retornaram depois que a área deixou de ser cultivada.
O Estado de Goiás abriga uma das maiores porções nucleares contínuas de Cerrado Brasileiro e também uma das mais degradadas. Geógrafos, biólogos e outros pesquisadores dedicados ao tema costumam fazer coincidir a degradação do Cerrado com a Revolução Verde, a expansão das lavouras monocultoras e o adensamento populacional, a partir da década de 1970. Por isso, o presente estudo objetiva caracterizar o estado de conservação das áreas de preservação permanentes dos municípios de Jataí e Rio Verde situados no Sudoeste Goiano e demonstrar os principais usos do solo dessas áreas via uso de geoprocessamento.
Palavras-chave: Rio Verde. Jataí. Cerrado. Conservação ambiental.
O artigo realiza uma leitura geográfica dos efeitos da reforma do Código Florestal e sua relação com as pesquisas em Geografia Agrária e afins no campo brasileiro, especialmente nas áreas de Cerrado. As ações resultantes da fusão do capital industrial e financeiro a partir de meados da década de 1970, que buscam assegurar longevidade às

Relacionados

  • resumooooo tcc
    281 palavras | 2 páginas