Resumoo

Páginas: 20 (4775 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
GÊNESIS 1-11: QUE BELEZA TODAS AS CRIATURAS!
Frei Gilvander Moreira1

“Amazônia, missão neste chão”, eis o tema da Campanha da Fraternidade de 2007. Nenhum texto bíblico é melhor do que Gênesis 1 a 11 para iluminar a luta pela preservação da Amazônia, sua riquíssima biodiversidade, seus povos e culturas. Os relatos de Gênesis 1 a 11, se lidos de forma comunitária, ecumênica e militante, podemnos inspirar no enfrentamento dos desafios que se colocam para a humanidade diante do aquecimento global, causado principalmente pelo estúpido e genocida sistema capitalista. De acordo com a ONU, em 2005 aconteceram 360 desastres naturais: 168 inundações, 69 tornados e furacões e 22 secas que afetaram 154 milhões de pessoas. No final de 2004, um tsunami ceifou a vida de 280 mil pessoas.
Em Gen1-11 está uma série de relatos que não podem ser interpretados como se fosse simples história das origens do universo e da humanidade. Com uma roupagem simbólica mostram o Deus da vida como sendo “o senhor da Criação” e não a multidão de ídolos que povoavam e povoam os céus das ‘monarquias’ dos poderes político-econômico-religioso.
Deus cria na evolução a partir da palavra, não por meio dedecreto, nem de tanques de guerra, nem pela ditadura do poder econômico. O espírito de Deus ‘paira’ sobre as águas (Gn 1,2b), melhor dizendo, todas as criaturas, toda a realidade, tudo e todos são permeados e perpassados pelo divino, pelo espírito de vida. O divino não está acima e nem fora do real, mas está na realidade com todas as suas relações. A realidade mais sagrada é o profano, pois foicriado por Deus só por amor. A criação acontece a partir da palavra, elemento frágil à primeira vista, mas poderoso, pois tem a força de carregar a verdade que liberta ao consolar os aflitos e ao afligir os consolados.
“Houve uma tarde e uma manhã!” (Gn 1,5.8.13.19.23.31), eis o refrão que revela que para o povo da Bíblia a vida caminha das trevas da noite para a luz da aurora. “Faz escuro, maiscantamos”, diria o/a autor/a de Gen 1-11. Com mãos à obra, construímos a esperança. Na criação de relações e instituições libertadoras, como o/a autor/a de Gen 1, podemos exclamar: “Que Beleza! Tudo é muito bom! A vida, a mãe terra, a irmã água, toda a biodiversidade, tudo é vocacionado para ser berço de relações de amor e de vida!”
Deus criou o ser humano como sua imagem e semelhança de Deus (Gn1,26). Sim, mas não só o ser humano. Toda a comunidade de vida – terra, água, seres vivos, cerrado, Amazônia, ar, sol, lua, estrelas, etc - é banhada pelo divino, irradia a luz e a força de Deus. Basta de antropocentrismo que tanto mal tem feito à humanidade. Oxalá consigamos perceber que somos parte, pertencemo-nos uns aos outros. O irmão sapo, por exemplo, como grande ecologista, ajuda a limpar oambiente instaurando o equilíbrio natural. O irmão morcego, grande semeador, cumpre a missão de semear uma variedade infinita de espécies por onde vai passando.
“Submetam a terra!” (Gn 1,28). Não no sentido superficial como aparenta à primeira vista. Não deixe um reinar só submetendo todos. Reine compartilhando responsabilidades e crescendo em todos os sentidos, não só no sentido econômico.Cresça espiritualmente, deixe de ser analfabeto político e ecológico. Não se curve diante de nenhum tipo de tirania. Exerça sua liderança. Participe da coordenação da terra, isto é, dos destinos da vida.
O mundo do campo parece ser o chão econômico e geográfico de Gen 1-11. A humanidade é gente tirada da terra (Gen 2,7). Somos tão filhos e filhas da terra e da água quanto filhos e filhas de Deus.É hora de retomar nossa ligação íntima com a mãe terra que não pode continuar sendo tratada como mercadoria e espoliada do seu sangue, as águas. Rasgar o ventre da mãe terra, deixá-la coberta de chagas e ferida de morte é geocídio, é chamar a morte para nós, seus próprios filhos/as.
Somos gente colocada numa horta/roça para cultivá-la como um jardim (Gen 2,8-9). Nossa missão é cuidar, proteger,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumoo
  • resumoo
  • Resumoo
  • resumoo jobs

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!