ResumoMoral Etica

336 palavras 2 páginas
Resumo: Moral e Ética

Segundo a enciclopédia livre, Wikipédia, os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

A Moral conjunto de regras estabelecida por um grupo social, tem como base a cultura, é variavel conforme tempo e entendimento das pessoas. São regras básicas de convivencia para vivermos em harmonia. Exemplo: na India a vaca é sagrada na religião Indu, no Brasil fazemos um churrasco deste animal. A Moral é uma obrigação.
A Ética, visa atitudes que defendem a dignidade humana, é uma reflexao da melhor forma de agir. Ela envolve a consciencia da pessoa. A Ética é uma decisão pelo bem, a ética é como uma pessoa aplica a moral. Um homem moral é o que respeita as regras, o homem que é ético decide como cumprir estas regras, com atitudes que visarão o bem.
(Professor Nogueira Chico http://descomplica.com.br/filosofia-e-sociologia/etica-e-moral/a-diferenca-entre-etica-e-moral)

Segundo o professor Mario Cortella, a ética é um conjunto de regras do quais usamos para quero, devo e posso. Quero mas não devo, devo mas não posso, posso mas não quero. Define- se isso através dos principios da socidade, principios religiosos ou não e normatizações. Moral é a prática de uma ética. Tenho prinicipio ético, não pegar algo que não me pertence, meu comportamento moral é se eu roubo ou não.

Nos tempos atuais somos confrontados diariamente com a ética em diversos campos, na ciência, medicina, economia, política. Para citar somente alguns temas onde a ética é fortemente enaltecida como o aborto, a eutanásia, aspectos de clonagem humana, doações de órgaos, a corrupção, o sistema prisional, a preservação do meio ambiente em detrimento a exploração economica, a questão bastante atual da crise hídrica.
Sem ética e a moral é impossível encontrar um equilíbrio para lidar no dia-a-dia com tais temas

Relacionados