resumoMICROECONOMIA E MACROECONOMIA

1287 palavras 6 páginas
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

1 Economia
Conceito de economia:
Economia não é somente o ato de economizar renda para compras de bens futuros, economia também é uma ciência social, que estuda como o individuo e a sociedade decide empregar recursos escassos na produção de bens e serviços, assim satisfazendo as necessidades humanas.
A economia preocupa-se em alocar de forma eficiente os produtos escassos, investindo em mercado financeiro ou atividades produtivas, assim temos o custo da oportunidade ou custo de escolha que significa deixar de investir em algo para investir em alguma outra oportunidade, ou seja, sacrificar algo por um bem maior, essa escolha tem que ser bem planejada, pois toda escolha gera um custo.
Os problemas econômicos fundamentais são: O que e quanto? Como? Pra quem? Eles surgem na economia por causa da escassez de produção.
Economia para gestores: custo; lucro; e preço
Em um total de 100 %, 45% fornecedor, 36% salário, 15% impostos, 10% lucro.
Dentro do preço temos o lucro, que é influenciado pelos impostos, os salários são o custo da mão de obra, o produto é fornecido pelo fornecedor.
Devido aos recursos limitados na sociedade, tem haver uma escolha da quantidade de bens e serviços a produzir, a curva de possibilidade de produção que ilustra graficamente todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes: Há um exemplo usando café e sapatos, dois produtos bem diferentes, deve haver um equilíbrio ou então deve ser escolhido um produto e focar em produzir somente ele. Para atingir o ponto E, devem-se aumentar os recursos produtivos com novos investimentos, se estiver abaixo do ponto D é capacidade ociosa, isso indica que não esta sendo utilizados todos os recursos.
Sistema Econômico Capitalista e Socialista:
Sistema Econômico capitalista: Neste sistema predomina as forças de mercado, oferta e demanda, propriedade privada, produção e livre iniciativa é estimulado, o governo não defini o que

Relacionados