resumom memoria

6841 palavras 28 páginas
“Memória Humana” (Cap.7) A memória envolve mais do que absorver informação e armazená-la, por isso levantou-se três questões: Como a informação entra na memória? Como ela é mantida? E como resgatá-la? Essas três questões correspondem a três processos da memória: Codificação, Armazenagem e Recuperação. A codificação forma um código na memória. A memória é um processo ativo, para recordamos algo é necessário um esforço para tal. O armazenamento é a manutenção da informação por um período de tempo. Na tentativa de saber o que auxilia ou dificulta a armazenagem, descobriu-se que a armazenagem não é o suficiente para lembrar algo. A recuperação é o resgate das informações armazenadas, o modo como se vasculha a mente a estratégia que se usa para resgatar a memória pode ser mais eficiente que outras.

Codificando: Colocando Informação na Memória A codificação ativa é um processo importante da memória.
O Papel da Atenção Para lembrarmos depois é preciso prestar atenção. A atenção envolve a focalização consciente de uma classe restrita de estímulos ou eventos. A atenção é como um filme que retém muitos estímulos potenciais, mas apenas poucos são selecionados para a consciência. O problema é saber onde este filtro se localiza e se os estímulos são mostrados inicialmente durante o estimulo sensorial ou depois de o cérebro ter processado o significado do estimulo. Conclui-se que a localização do filtro da atenção é flexível.

Níveis de Processamento
Nem toda atenção é criada igualmente, pois se podem enfocar diversos aspectos dos estímulos. Quanta atenção é dada a informação influencia em quanto elas serão lembradas. Na informação verbal há três níveis de processamento: a codificação estrutural, a fonética e a semântica.
A codificação estrutural é um processamento superficial que enfatiza a estrutura física do estimulo. A codificação fonética enfatiza os sons. E a codificação semântica enfatiza o significado do estimulo verbal.
As teorias de

Relacionados

  • resumo do livro Discurso Sobre o Método de René Descartes
    4159 palavras | 17 páginas