RESUMOHISToRIA

3000 palavras 12 páginas
RESUMO DE HISTÓRIA
VESTIBULAR: ACAFE
PROFESSOR: JAKA

BRASIL COLÔNIA

1- O sistema colonial (Pacto Colonial) faz parte de todo um contexto histórico, juntamente com o mercantilismo, o Estado Absolutista e o fortalecimento da burguesia. A exploração da colônia estava diretamente ligada á acumulação de capitais na Europa. As Colônias atuavam como economias complementares da Metrópole.
2- A colonização do Brasil foi organizada em torno do cultivo da cana-de-açúcar. Portugal lucrava através dos impostos e teria garantia de posse das terras brasileiras. A montagem do sistema de produção açucareira obedeceu o sistema de plantation (engenhos coloniais).
3- A sociedade colonial brasileira era uma sociedade escravista, na qual o trabalho escravo era o esteio fundamental, sendo empregado numa série de atividades, desde os serviços mais pesados da lavoura, produção de açúcar, extrato mineral, até os vários tipos de trabalhos domésticos.
4- A economia açucareira nordestina com a expulsão dos holandeses e a posterior montagem de uma economia concorrente nas Antilhas determinaram a decadência do ciclo do açúcar no Brasil.
5- A expansão e a ocupação do território brasileiro foram ocasionados por diversos fatores, entre os quais destacamos as atividades econômicas(pecuária), as expedições para expulsão de estrangeiros, a busca de riquezas minerais e a caça de índios pelos bandeirantes.
6- A participação da Igreja Católica no processo de colonização do Brasil destacou-se pela intensa ação da catequese junto aos diversos grupos indígenas, o que causava confrontos com os colonos interessados na exploração da mão-de-obra indígena.
7- O século XVIII foi marcado pelo século da mineração(ouro e diamantes). A sua exploração alterou a sociedade e a economia brasileira. Surgiram novos grupos sociais, criou-se um mercado interno, a capital foi transferida para o Rio de Janeiro e houve a mudança do

Relacionados