ResumoGTB AP1

3379 palavras 14 páginas
RESUMO: Grandes Temas em Biologia (1-10)
Hooke foi o primeiro cientista a postular algo sobre as células. Ao estudar e examinar as cortiças microscopicamente Hooke encontrou vários poros, ele imaginava esses poros como vários espaços alargados, divididos em diafragmas transversais. A partir das suas pesquisas, empregou a esses poros o termo célula (do latim cella – pequena cavidade).
Robert Hooke, sob a luz de seu microscópio, observou e descreveu várias estruturas, tal como fez com a cortiça, porém a formulação da teoria celular se deu após uma série de eventos de transformações, como: melhorias na qualidade dos equipamentos de observação, desenvolvimento de técnicas de coloração, a biologia passou a ser uma ciência desenvolvida nas universidades que substituíram as cátedras, mudanças na sociedade que resultaram na renovação do interesse pelo mundo vivo, a uniformização de termos técnicos e o estabelecimento de vias de comunicação mais abertas entre os cientistas. O novo ambiente não foi criado de uma hora para outra e ao longo destes quase 200 anos levou ao progresso no conhecimento dos seres vivos - que veio a propiciar o aparato tecnológico e intelectual para a formulação da teoria celular por Schwann e Schleiden.
Desde Robert Hooke até a formulação da Teoria Celular, houve a necessidade do desenvolvimento dos equipamentos e técnicas de microscopia, além da própria construção do conhecimento científico, para então
Schleiden e Schwann, 200 anos depois ter enunciado e unificado essa Teoria.
Algumas condições favoreceram a criação da Teoria Celular, dentre elas destacam-se:
1.

Desenvolvimento dos Meios


A evolução dos equipamentos e da própria forma de se desenvolver o trabalho dos cientistas afetou a Biologia Geral;


Os cientistas eram generalistas, “filósofos”, influenciados pelo notável desenvolvimento das
Ciências Físicas.


A biologia deixa de ser uma metaciência (uma reflexão filosófica sobre disciplinas

Relacionados