Resumofilosofia

7833 palavras 32 páginas
FILOSOFIA - AULA DIA 26/04/2013

A proposta da aula de hoje é discutir os fundamentos da ÉTICA. O texto do módulo 4 vai direto na questão dos valores. Vocês vão ter aulas sobre ÉTICA no decorrer do curso, das mais variadas possíveis, a ÉTICA que é dada pela FILOSOFIA é a ÉTICA PURA, o fundamento do que é a ÉTICA, por isso vocês tem primeiro ela e depois as outras. A partir do momento em que se entende o núcleo, se aplica nas outras “ÉTICAS”.
Para entender o que é a ÉTICA temos de partir do seguinte princípio:

SUJEITO OBJETO

O HOMEM É UM SER QUE VALORA (que atribui valor às coisas do mundo) Portanto o homem está em relação ao mundo, como na figura acima, em que o SUJEITO (S) se encontra frente ao OBJETO (O). Se o homem é um ser que valora, o valor do mundo não está dado de antemão, quem atribui valor ao mundo é o ser-humano. Desde um valor simples, por exemplo, está garrafa que estou segurando é FEIA. Não é que essa garrafa chegou, pediu licença e disse: “Eu sou feia”. Fui eu que atribuí um valor a ela a partir de um critério meu. Vamos a algumas definições.

A GARRAFA É FEIA  juízo de gosto
O FERNANDO É MAIOR QUE A ROSÂNGELA  juízo de realidade (percepção)
A CANETA É AZUL  juízo de realidade (percepção)
SARNEY É LADRÃO  juízo moral (ético)

Quando eu falo que a garrafa é feia o que eu estou falando, exatamente, sobre o objeto garrafa? Todas as frases, essas sentenças, a filosofia chama de JUÍZO. Todo juízo de certo modo é juízo de valor, a questão aqui é que espécie de valor é esse? Eu digo que algo é bonito porque me agrada, as vezes nem sabemos por que disso. No juízo estético geralmente o que te leva a decidir está em você e não no próprio objeto. Não é a própria coisa que é feia, é você que julga isso. Neste caso, estamos fazendo um JUÍZO DE GOSTO.
Quando fazemos um juízo dizendo que o Fernando é maior que a Rosângela, que juízo fazemos? Não é estético, pois estou observando que ele realmente é maior que

Relacionados

  • Filosofia Moderna
    2637 palavras | 11 páginas