Resumofernandoa

494 palavras 2 páginas
Historia da educação no Brasil, Fernando de Azevedo.
Fernando de Azevedo (1894-1974) dedicou-se durante a quase meio século a questão educacional. Recebeu uma solida formação cultural jesuíta, chegou a fazer votos, mas renunciou a vida religiosa. Era formado em direito, embora jamais tenha advogado e, ao longo de sua vida, além da docência ocupou diversos cargos públicos importantes.
O pensamento que Fernando de Azevedo tinha sobre o contexto histórico educacional do Brasil, as dificuldades econômicas que o Brasil vinha vivenciando no século XX demonstravam a necessidade de modernização na educação brasileira, e com isto surgiria um novo modelo de educação.
A educação deveria deixar de ser um alvo da economia, Azevedo queria que a educação fosse possível para todas as pessoas, sem que ninguém se beneficiasse disto. A crise educacional era reflexo de uma crise mais ampla entre os ideais e os fatos republicanos. É neste momento que Azevedo percebe que o movimento de renovação da educação tem que ser mais abrangente.
Seu pensamento se desenvolve entre duas épocas : caracterizada pelas velhas tradições, que procurava sempre romper esta faze em suas analises, e a outra era o inicio com ingresso do pais em um processo de modernização, pós Primeira Guerra Mundial. Azevedo demonstra o ensino do Brasil em sua precária situação, denunciando que “...duas faces de um único problema- a cultura das elites e a educação do povo- continuaram a serem tratadas como dois problemas distintos que se pudessem atacar separadamente quando estão de fato intimamente ligados.”

Azevedo além de mudar a educação para melhor, ele queria também com a expressão “mudança de mentalidades” que os que se preocupavam com o dilema educacional mudasse a postura de forma que entendessem a educação mais alargada, considerando a cultura como um todo.
Defendia o pensamento liberal em defesa da escola publica de ensino primário para todos, ao expor suas ideias para melhorar a educação brasileira,

Relacionados