ResumoFeedback

278 palavras 2 páginas
IESP - Publicidade e Propaganda

Aluno: Rauny Edson Costa Coutinho
Aula: Teoria da Comunicação

Resumo do material sobre Feedback

O feedback é comumente entendido como resposta dada a um indivíduo sobre seu desempenho, conduta ou ação. Pode ser um comentário, gesto ou expressão e seu objetivo é alinhar o indivíduo para que o mesmo esteja adequado no meio em que ele se encontra. Em sua origem o feedback significa retroalimentação, ou seja, as informações são para realizar um autoajuste, buscar um acerto, um redirecionamento.

Em geral, o feedback pode ser positivo ou negativo, mas em alguns autores abordam outras tipologias, sendo essas feedback de reconhecimento e de aprimoramento. O feedback de reconhecimento visa valorizar os feitos e comportamentos corretos. O feedback de aprimoramento visa corrigir feitos e comportamentos incorretos.

No livro Gestão de competências gerenciais da professora Denise Marques de Vasconcellos e adaptado por Gustavo Canaver, existem quatro tipos de feedback: O positivo (é focado em reforçar bons comportamentos para serem repetidos), corretivo (modificar maus comportamentos), insignificante (não tem uma base, vago, sem propósito) e ofensivo (tem o objetivo de desqualificar e desvalorizar um indivíduo).

Já no livro O Poder da inteligência emocional, de Daniel Golema, é apresentado mais quatro tipos de feedback. O negativo e ineficaz (Aborda uma situação negativa de de forma inadequada, tem carater destrutivo), o positivo ineficaz (Apenas elogios, sem aprendizado), negativo e construtivo (Em casos em que o objetivo não foi alcançado é explicado o que se esperava e não o que foi feito) e o positivo construtivo (É apresentado através de exemplos concretos o que se espera, o que é ideal, afim de deixar as pessoas cientes no que devem manter ou aperfeiçoar).

Relacionados

  • PRECISO SABER SE ESTOU INDO BEM
    799 palavras | 4 páginas