Resumodofilmeosinconfidentes

809 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como intuito analisar o filme Os Inconfidentes, com o objetivo de conhecermos mais, relatos sobre a inconfidência mineira.
Será feito um pequeno resumo, como objeto de avaliação da história da época, tendo como legitima importância, o movimento político do século 18, do Estado de Minas Gerais.

2 RESUMO SOBRE O FILME OS INCONFIDENTES

O filme Os Inconfidentes, é uma obra gravada no ano de 1972, dirigida por Joaquim Pedro de Andrade, no ano de 1976, tem como gênero dramático histórico.
E como elenco: José Wilker (Tiradentes), Luiz Linhares (Tomás Antônio Gonzaga), Paulo César Peréio (Alvarenga Peixoto), Fernando Torres (Cláudio Manuel da Costa), Carlos kroeber (Francisco de Paula Freire de Andrade), Nelson Dantas (Luís Vieira da Silva), Margarida Rey (Marília de Dirceu), Susana Gonçalves (Maria I de Portugal), Carlos Gregório (José Álvares Maciel), Wilson Grey (Joaquim Silvério dos Reis), e Fábio Sabag (Visconde de Barbacena).
O filme relata sobre a Inconfidência Mineira, até a morte de Tiradentes.
O filme teve uma grande inspiração os Altos da Devassa, poesia dos inconfidentes, porém também notado uma visão muito pessoal dentro do filme.
A obra acaba por abordar a posição dos intelectuais frente aos fatos políticos, acabando por mostrar que o poder, a política sempre foi um meio para concretização de interesses particulares. Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Cláudio Manoel da Costa e o padre Toledo, são uns dos intelectuais que defendem interesses particulares, Tiradentes sendo o valente ridicularizado pelos colegas, por mais distante que Joaquim Pedro se mantenha do herói, por menos que Tiradentes apareça no filme, ele se heroifica em negativo, isto é, não tanto pelo que ele faz, mas é por oposição ao comportamento desmoralizador dos intelectuais que Tiradentes ganha sua positividade. E esta atinge a dimensão heroica pelo veredito e pelo castigo, que não atinge os outros. . O dentista Tiradentes é

Relacionados