resumocapitulo11kottler

4593 palavras 19 páginas
Resumo do livro ‘Administração de Marketing’

Giulianne Leme 4-E
Guilherme Tarifa
Letícia Rocha
Marcelo Tarifa

Capítulo 11)
Como lidar com a concorrência:
A construção de marcas fortes exige um aguçado conhecimento da concorrência. Novas ameaças surgem de toda parte.
Forças competitivas
Michel Porter identificou cinco forças que determinam a atratividade intrínseca, no longo prazo, de um mercado ou segmento de mercado: concorrentes do setor, novos concorrentes potenciais, substitutos, compradores e fornecedores. As ameaças que essas forças representam são:
1) Ameaça de rivalidade intensa no segmento: um segmento não é atraente se já possui concorrentes poderosos, agressivos e numerosos. É ainda mais atraente se for estável ou estiver em declínio.
O mercado de telefones celulares enfrenta concorrência ferrenha devido à rivalidade no segmento.
2) Ameaça de novos concorrentes: a atratividade de um segmento varia conforme se configuram as barreias à entrada e à saída desse segmento. O mais atraente é aquele em que as barreiras à entrada são grandes e as barreiras à saída são pequenas.
3) Ameaça de produtos substitutos: um segmento não é atraente quando há substitutos reais ou potenciais para o produto. Os substitutos limitam os preços e os lucros do segmento.
4) Ameaça do poder de barganha cada vez maior dos compradores: um segmento não é atraente se os compradores possuírem um poder de barganha grande ou em crescimento. O poder de barganha dos compradores cresce à medida que eles se organizam e se concentram, quando o produto representa uma parcela significativa dos custos do comprador, quando o produto não é diferenciado, quando os custos de mudança dos compradores são baixos, quando os compradores são sensíveis a preço devido às margens de lucro baixas, ou quando podem integrar estágios anteriores da cadeia produtiva. Para se proteger, as empresas devem

Relacionados