ResumoBaBoK

2573 palavras 11 páginas
Resenha crítica

Denisson Augusto Silveira da Silva

1 referência

INTERNATIONAL INSTITUTE OF BUSINESS ANALYSIS - IIBA. Um guia para o Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios (Guia BABOK®). Canadá, 2009. version 2.0. ed. em Português: 2011.

2 credenciais do autor

Acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 1º semestre. Nascido em Curitiba-PR, 35 anos. Trabalha na empresa Bludata Software como desenvolvedor C#.
O presente trabalho tem o objetivo de trazer os principais conceitos do Guia BABOK.

Apresentação

O guia Babok nos traz um padrão de práticas para realização da análise de negócios globalmente reconhecido, que descreve as áreas de conhecimento da análise de negócios, suas atividades e tarefas associadas e as habilidades necessárias para que a sua execução seja efetiva.
Análise de negócios
“A análise de negócios é o conjunto de atividades e técnicas utilizadas para servir como ligação entre partes interessadas no intuído de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização e para recomendar soluções que permitam que a organização alcance suas metas”. (iiba®, 2011, pág 5).
A execução de uma análise de negócios pode ser dividida em três principais tópicos:
Definição de metas organizacionais;
Compreensão do estado atual da organização;
Identificação das necessidades do negócio.
Os objetivos fundamentais da análise de negócios consistem em compreender os indicativos atuais de uma organização, ou seja, executar um levantamento de dependências, formando uma base concreta para identificar as possíveis necessidades do negócio e da solução.
Principais conceitos
Domínios
O domínio consiste especificamente a área onde está sendo englobada a análise. Podendo corresponder a uma organização inteira, uma unidade organizacional, clientes, fornecedores ou mesmo a interação entre a organização e esses públicos.
Soluções
Consiste no conjunto de mudanças que atenda a uma necessidade, que resolva algum problema, ou se beneficie de uma

Relacionados