Resumo

Páginas: 5 (1161 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
OSASCO
No dia 11 de agosto, o prefeito Emidio de Souza inaugurou mais uma obra pública na cidade voltada à área social. Trata-se da Unidade II do Albergue Municipal, localizada na Rua Belo Horizonte, número 80, no Rochdalle, zona Norte de Osasco, onde funcionava a antiga Regional daquele bairro. Com diversas obras realizadas pela Secretaria de Obras do município, o local foi totalmente reformadoe adaptado para atender pessoas em situação de rua.
Essa nova unidade vai aumentar a capacidade do município em atender pessoas que vivem nas ruas e cuja demanda já não podia mais ser atendida apenas pelo Albergue Municipal (Unidade I), localizada no Centro da cidade. Com a inauguração de mais este espaço social, Osasco passa a contar com 100 leitos de albergue, sendo 60 na Unidade I e 40 naUnidade II.
Conforme destacou a titular da Secretaria de Promoção e Assistência Social (SAPS), Gilma Rossafa, essa nova unidade não será destinada apenas às pessoas que necessitam de passar apenas algumas horas ou alguns dias no Albergue, mas, também funcionará como um abrigo a todas as pessoas em situação de rua. “Aqui, além do conforto e da segurança, essas pessoas serão atendidas por psicólogos eassistentes sociais. Elas participarão de diversas atividades, como oficinas de artesanato, mosaico, bijuterias e de costura”. Falaram também na inauguração, destacando a importância de mais este espaço social, o secretário de Obras, Waldyr Ribeiro; e o vereador Osvaldo Verginio, presidente da Câmara Municipal de Osasco.
Após agradecer aos funcionários da Secretaria de Obras, que trabalharam nasreformas, e a toda a equipe da Secretaria de Promoção e Assistência Social, responsável  pelo atendimento aos usuários do Albergue, Emidio de Souza salientou que o atendimento social será sempre uma prioridade em sua administração. “Um governo que pensa no povo não pode virar as costas para aquelas pessoas que mais precisam dos serviços públicos. Com 60 vagas, o Albergue Municipal já não tinhamais capacidade para atender a demanda daqueles que procuravam o atendimento público. E aqui não serão oferecidos apenas os serviços de um albergue. Com a participação da comunidade, as pessoas serão atendidas por profissionais especializados e o nosso objetivo é que todas essas pessoas resgatem a dignidade e a auto-estima e tenham condições de voltarem a viver na sociedade e com seus familiares”,disse Emidio.

PERGUNTAS REALIZADAS NO ALBERGUE DE OSASCO
1. Quantas pessoas atualmente a instituição suporta? A procura é maior que a demanda? 
Capacidade para 60 pessoas, sendo 14 mulheres e 46 homens. A procura é mais do sexo masculino, conseguindo preencher todas as vagas disponíveis. Devido a não procura feminina, ainda restam vagas. No inverno existem 5% de aumento no numero de vagas.2. Quantas vagas existem por noite? Qual seria o ideal para atender a todos?
São, atualmente, 60 vagas. O ideal seria que cidades vizinhas pudessem atender os moradores de sua região.
3. Qual a maior dificuldade de se administrar um albergue? Quais os problemas  enfrentados em seu dia a dia?
Em questão financeira não há, pois quem mantem o local é a prefeitura. Os problemasseriam por causa da bebida alcoólica e drogas, fazendo com que os moradores de ruas cheguem com ânimos elevados ocasionando brigas e desentendimento com outros, e às vezes até agressões físicas e verbais a funcionários.
4. Quantos funcionários existem atualmente?  Existem  voluntários? Quantos?
Existem 14 funcionários. Não tem voluntários. Existe um grupo que desenvolve um trabalho derecuperação, os AA (alcoólicos Anônimos).
5. Qual a fonte de renda? Vem da Prefeitura da cidade ou também receber doações instituição privada?
Vem diretamente da prefeitura de Osasco.
6. Quais são os casos mais frequentes de pessoas que procura o albergue?
Pessoas com desentendimento familiares, e dependência químicas.
8.     As pessoas que procuram o albergue são somente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!