Resumo

Páginas: 33 (8215 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Resumo |
“Triste fim de Policarpo Quaresma” |
|

Primeira Parte
Observa-se que esta fase, de máxima defasagem entre sonho e realidade, também se veste de máxima comicidade: o sisudo Quaresma representando o Tangolomango, ou reproduzindo o livro goitacá de boas maneiras, só faltando chegar a "alta costura" de Adão; ou ainda, acreditando na oficialização do tupi-guarani... 
A loucura é oresultado lógico de tamanha ruptura entre o sonho e a realidade. 
Capítulo I: A lição de violão
O capítulo um narra basicamente os hábitos de dois personagens, o do protagonista Policarpo Quaresma e do seu professor de violão Ricardo Coração dos Outros. O autor aproveita para descrever ao longo do capítulo o modo como o Major Quaresma era baixo, magro e com um cavanhaque, quase sempre vestidode fraque, cartola e pince-nez. Além de seus hábitos de leitura e pontualidade altamente metódicos.
Mas o que mais chama a atenção são as características "psicológicas" deste personagem, mais precisamente seu espírito nacionalista. Policarpo sabe tudo sobre sua nação, só lê livros que sejam de autores brasileiros ou que tratem da história do Brasil, mas não se pode dizer que ele não temfundamentos para isso, já havia lido outros autores e realmente preferia os brasileiros. Além disso, tinha profundo conhecimento geográfico, histórico, cultural do Brasil, nunca visou fortuna ou teve aspirações políticas, era o perfil perfeito do patriota.
Através disso ele conquistou o respeito de seus vizinhos e colegas de trabalho, apesar de muitos se queixarem que as poucas vezes que o personagemfalava, não tinha outro assunto a não ser o país e suas qualidades. Porém toda essa admiração mudou um pouco depois que a vizinhança descobriu que ele vinha tendo aulas de violão, instrumento que era atribuído aos malandros na época.
Policarpo se esquivava dizendo que o violão era um instrumento tipicamente brasileiro e era preconceito dizer que todos que o tocavam eram malandros, além disso, seuprofessor Ricardo Coração dos Outros era muito conceituado e até famoso, recebia constantes convites e frequentava casas de militares de alta patente, ainda que tivesse o preconceito de alguns nobres, era muito bem visto em geral.
E foi a ele quem o Major recorreu para aprender a cantar modinha e tocar, em uma de suas visitas o professor cantou e sua voz ecoou pela janela até os ouvidos davizinhança, ao contrário do que pensavam antes, adoraram e romperam o preconceito que havia, terminando o capítulo com um convite do general que morava na casa ao lado em ir até a casa dele para ouvir melhor a canção.

Capítulo II: Reformas radicais
Neste capítulo, Policarpo entra de férias e passa a usar todo seu tempo para estudar as coisas da pátria, continuando com suas tarefas diárias,almoçando as nove e meia da manhã e passeando pela chácara.
Agora procura conseguir organizar cerimônias e festas somente com os nossos costumes, e ele passa a ter certeza de que é só uma questão de tempo para que o Brasil se torne o primeiro país do mundo, pois o Brasil tem todos os climas, frutas, animais e minerais, fora as melhores culturas de terra, o povo mais valente, mais hospitaleiro, maisinteligente e mais doce do mundo. Ele chega a essa conclusão depois de 30 anos de meditação patriótica.
Com suas férias, pôde se dedicar mais as aulas de violão e a vizinhança vendo as visitas de Ricardo, passaram a tomar gosto pelas festanças, cantigas e hábitos nacionais. O general Albernaz (que era muito festeiro e um de seus vizinhos) quis dar uma festa com as modinhas antigas em sua casa porconta do aniversário de sua praça, e o major se alegrou muito, o apoiou e o acompanhou nos preparativos (vale lembrar que o Albernaz de general não tinha muita coisa, pois ele sempre participou das áreas administrativas e nunca de uma batalha real) e então, eles não tendo quem ensinasse as modinhas, foram até a tia Maria Rita, que já havia trabalhado para o general.
Eles pegaram o bonde para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!