Resumo

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 18 de julho de 2015
Drogas utilizadas para tratar hiperlipidemias
Uma causa essencial da aterosclerose é a elevação dos níveis plasmáticos de colesterol e triglicerídeos, chamada de hiperlipidemia ou dislipidemia. O organismo converte o excesso de carboidratos dietéticos em triglicerídeos( precursores do colesterol) e as gorduras dietéticas em colesterol. O colesterol é uma subst.. naturalmente presente noorganismo que é essencial p a síntese de esteroides, usados pelo sistema endócrino, de ácidos biliares, necessários para a absorção dos alimentos e síntese da parede celular.
As drogas hipolipemiantes só podem ser usadas para tratar hiperlipidemias se a dieta, a atividade física e a perda de peso não reduzirem adequadamente os níveis de LDL. As resinas sequestradoras de ácidos biliares ( colestiramina,colestipol, colesevela,), niacina e os inibidores de hidroximetilglutaril coenzima A (hmg-coa) redutase (estatinas) (atorvastina, fluvastatina, lovastatina, provastatina, e sinvastatina) como as principais dorgas para a redução dos níveis plasmáticos de colesterol. Os ácidos fíbricos ( genfibrozil, fenofibrato) são efetivos na redução dos níveis de triglicerídeos, mas não são drogas de primeiralinha para o tratamento da hipercolesterolemia poruqe geralmente não provocam reduções substanciais no LDL. A terapia com hipolipemiante se inicia geralmente com as resinas sequestradoras de ácidos biliares graças a sua segurança e êxito na redução dos níveis de colesterol. A niacina é efetiva na redução dos níveis de colesterol total e triglicerídeos e na elevação do HDL. A combinação de uma resinasequestradora de ácidos biliares com niacina ou uma estatina tem o potencial de reduzir os níveis de LDL em 40 a 50%.
Resinas sequestradoras de ácidos biliares – colestiramina, colestipol e colesevelam são resinas que se ligam aos ácidos biliares no intestino. Após a administração oral, a resina e os ácidos biliares formam um complexo não-absorvível, impedindo a recirculação êntero-hepatica dosácidos biliares. As células hepáticas compensam a remoção dos ácidos biliares pelo aumento do metabolismo do colesterol, produzindo mais ácidos, o que resulta em uma redução nos níveis de colesterol total. Essad drogas podem ser usadas com as estatinas, para reduzir ainda mais o LDL; geralmente não são usadas em pacientes que já apresentam níveis elevados de triglicerídeos. Outras indicações incluemo tratamento do prurido secundário a estase biliar parcial, diarréia secundária ao excesso de ácidos biliares fecais ou colite pseudomembranosa e intoxicação digitálica. Alguns pacientes apresentam aumentos nos trlgicerideos. O principal resultado esperado com este medicamento é a redução nos níveis de LDL e colesterol total.
Niacina = ácido nicotínico, é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B;ela inibe a síntese de VLDL pelas células hepáticas, o que causa uma redução na produção de LDL e triglicerídeos e colesterol total; a niacina pode reduzir o metabolismo de HDL, provocando um aumento de 15 a 30% em seus níveis; essa droga também causa liberação de histamina, provocando vasodilatação periférica e aumento do fluxo sanguíneo ( vermelhidão na pele.
É usada em conjunção a terapiadietética para reduzir as concentrações aumentadas de colesterol nas hiperlipidemias e para diminuir o risco de aterosclerose, que pode desencadear a DCC. Pode ser usada combinada a resinas sequestradoras de ácidos biliares ou estatinas para um maior efeito combinado de redução dos níveis de colesterol. Não é recomendada em pacientes com diabetes, por causar intolerância a glicose. Resultadosterapêuticos: redução dos níveis de LDL, colesterol total e triglicerídeos e aumento de HDL.
Inibidores da HMG-coA redutase – “estatinas” – inibem a enzima responsável pela conversão de HMG-coA em mevalonato na via biossitetica hepática do colesterol. A redução do colesterol hepático aumenta a remoção de LDL do sangue circulante. Os níveis de LDL podem ser reduzidos em 25 a 35%; tbm provocam uma redução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!