RESUMO

Páginas: 2 (394 palavras) Publicado: 17 de abril de 2015
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS
CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
PROFª. KARLA AMORIM
16 ABR. 2015
LETÍCIA MARQUES SOBRAL
PRECARIEDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

RESUMO REPÓRTE P. Sistema Únicode Saúde, 13 de setembro de 2011 partes 1/1 e 2/2.

As signicativas alterações ocorridas no processo de implantação do SUS ao longo dos últimos anos fazem com que, para se entender o atual momento,seja necessário rever a origem e a própria história da organização do sistema de saúde. Foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196 como forma de efetivar o mandamentoconstitucional do direito á saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado” e está regulado pela lei nº 8.080/1990, a qual operacionaliza o atendimento público da saúde.
O objetivo: da reportagem foi deidentificar as dificuldades de acesso ao serviço de saúde, enfrentados pelos pacientes como também pelos seus acompanhantes e como elas interferem nos prognósticos e tratamentos de sua saúde.
Osmétodos: utilizados foram entrevistas realizados com pacientes e seus acompanhantes, médicos, enfermeiros e diretor usuários dos hospitais de São Paulo, Santa Casa de Sobral no Ceará, maternidade e SantaCasa do Belém.
Resultados: Muitos dos pacientes entrevistados não fazem acompanhamento regular no nível de atenção básica o que dificulta muito o seu quadro de saúde. O tempo de espera para quer umusuário venha ser atendido em uma unidade de urgência e emergência chega a ultrapassar a 2 horas, como também foi observada uma superlotação em relação a quantidades de pacientes dificultando odesempenho dos profissionais de saúde. Em algumas unidades como Santa Casa do Belém onde funciona a maternidade, as gestantes em trabalho de parto têm que aguardar mais ou menos umas 2 horas para que apareçavaga, muitas as gestações são de alto risco onde o recém-nascido necessita ir para UTI neonatal e não há vaga como também muitos precisam dividir a incubadora com outro recém-nascido podendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!