Resumo

Páginas: 10 (2421 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Resumo de Biologia
Fundamentos da classificação biológica
A classificação biológica ou taxonomia distribui os seres vivos em grupos hierárquicos denominados táxons (agrupamento de organismos com base em semelhanças: pode ser uma espécie ou agrupamentos de espécies).
O grande conjunto de seres vivos divide-se em diversos REINOS (categoria mais abrangente) – o reino que contem o maior numerade espécies descritas é o reino Animalia, que reúne todos os animais, inclusive nossa espécie; outro reino é Plantae, que reúne todas as plantas.
Dentro de cada reino há táxons menores, os FILOS – o filo ao qual pertencemos é o que reúne animais dotados de uma estrutura dorsal de sustentação, a notocorda, presente na fase embrionária.
A classificação de Aristóteles
Destaca a importância daorganização corporal dos animais como critério para dividi-los em grupos, ideia que só foi retomada mais de dois mil anos depois, por Lineu; por exemplo, = baleias e golfinhos, apesar de viverem em ambiente aquático e apresentarem semelhanças com os peixes, diferiam notadamente destes na organização dos seus corpos, assemelhando-se assim aos mamíferos, junto aos quais deveriam ser classificados.Depois de um tempo os estudiosos começaram a pensar em sistemas que agrupassem os seres vivos de acordo com suas características mais típicas, tais como estrutura corporal e funções orgânicas. Começavam a surgir, assim, os primeiros sistemas naturais de classificação, com o objetivo de utilizar na classificação apenas característica realmente importante na natureza biológica.
O sistema declassificação de Lineu
Para Lineu, o numero de espécies existentes na natureza era fixo e havia sido determinado por Deus no momento da criação; sua justificativa era que um sistema de classificação perfeito seria capaz de revelar o plano e as intenções do Criador ao “desenhar” o universo.
Para ele era preciso escolher com cuidado as características utilizada para agrupar os seres vivos, pois certassemelhanças podiam ter pouca importância na classificação. Por exemplo: o habitat dos organismos não deveria ser empregado como critério, uma vez que há animais aéreos tão diferentes como uma mosca.
Lineu acreditava que as características anatômicas (relativas á estrutura corporal) eram mais adequadas para agrupar os seres vivos e utilizou-as como critério principal em seu sistema de classificação.A nomenclatura binominal
Lineu propor que o “nome cientifica” de todo ser vivo fosse sempre composto por duas palavras, a primeira referindo-se ao epíteto genérico e a segunda, ao epíteto específico.
Uma das regras da nomenclatura binominal determina que os nomes científicos dos organismos sejam escritos em latim (ou devem ser latinizados). A primeira letra do nome do gênero deve ser sempremaiúscula e a da espécie, minúscula; devem também ser destacados do texto, seja pela impressão em itálico ou grifado.
O epiteto genérico é sempre um substantivo e o epiteto especifica é sempre um adjetivo. Podemos escrever então o nome genérico sozinho, desde que seguido de uma abreviatura padronizada.
Ao ser utilizado pela primeira vez em um texto, o nome cientifica deve necessariamente serescrito por extenso; por exemplo, = depois de nos referirmos ao nome cientifico Canis lúpus uma primeira vez em um texto, podemos passar a escrever simplesmente C. Lúpus.
Categorias taxonômicas
Primeiro Lineu elegeu espécie como o táxon mais básico da sua classificação, logo em seguida veio gênero (reunindo espécies que apresentam certas semelhanças); Lineu então reuniu gêneros semelhantes em umacategoria chamada ordem; ordens semelhantes em classe; classes semelhantes em reino. Posteriormente foram criados outros táxons, como família (entre gênero e ordem), tribo (entre família e gênero) e filo (entre classe e reino).
A ordem FINAL então é: reino, filo, classe, ordem, família, tribo, gênero e espécie.
Desses táxons não formados “super”, “sub”, “infra” táxons, indicando reuniões ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!