resumo

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA
PERÍODO 2014.1
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ESTUDO DO TEXTE FILOSÓFICO
PROFESSOR: Hugo Filgueiras
DATA: 12/05/2014
ALUNO: Carlos Augusto Andrade dos Santos



Resumo


Referência:
C L, VAZ, Henrique. Antropologia filosófica, 4° ed. São Paulo: Loyola, 1991.

1. Concepção Bíblica do homem

Apresentarei aqui umpequeno resumo sobre o segundo capítulo do livro ‘’Antropologia Filosófica’’, visando explicar a concepção-medieval do homem, aprofundando um pouco nos conceitos e relações que se fazem a outras doutrinas, um exemplo é o cristianismo, tendo uma forte relação com a antropologia filosófica e sendo um grande marco no pensamento medieval do homem.

O pensamento medieval demonstra no livro umagrande influência cristã, uma influência teológica que educa o ser de acordo com as normas cristãs medievais, duas fontes de que se parte da concepção cristã-medieval são demonstradas no referente capítulo, uma é a tradição bíblica que forma o pensamento cristão, sendo bastante rigorosa no âmbito teológico e outra é a tradição filosófica grega que tem uma relação com a tradição bíblica, e que éimportante para entender a evolução do pensamento cristão no domínio da antropologia.

Lima Vaz escreve sobre as várias características e relações da concepção bíblica com a antropologia, e também sobre a linguagem religiosa da revelação que é a formalização da concepção bíblica, há nela uma referência à sua origem como fundamento de sua verdade. Através da teleologia bíblica podemos delinear ostraços fundamentais da antropologia bíblica e que são retomados pela antropologia cristã.
Dos traços principais da antropologia cristã é importante destacar os seguintes:
A unidade radical do ser do homem que é definida por uma classificação obrigatória que o ordena à audição da Palavra de Deus, uma relação que é compreendida como uma imagem e que será um tema predominante na antropologia cristã. Aperspectiva ontológica não se encaixa nesse traço da antropologia, pois será predominante a perspectiva soteriológica, trata-se assim de um desígnio de salvação que por parte de Deus é dom ou oferecimento e da parte do homem é resposta ou aceitação, demonstrando que a recusa desse dom implica na perda do seu ser por parte do homem.
A manifestação progressiva do ser e do destino do homem que revelatoda aquela história de salvação por meio de Deus, mostrando o destino do homem que o homem tem a seguir, essa concepção é dada por meio de uma história, que sendo história dos gestos salvíficos de Deus, é igualmente história da aparição do homem a si mesmo.

2. Antropologia patrística

Agora veremos uma antropologia que foi um grande adversário intelectivo e incorpóreo do cristianismo nosdois primeiros séculos. Conhecido como Gnosticismo, este possui uma antropologia aprofundada ao dualismo presente na tradição grega, é difundido em sua forma radical pela tradição irineana. A antropologia patrística desenvolve toda á luz do mistério da encarnação, e é esse que transpõe a um nível concreto, pela referência a um arquétipo histórico, o tema da ‘’imagem’’ e ‘’semelhança’’.

Vazcita nesse capítulo Sto. Irineu de Lião (século II) que foi o primeiro grande teólogo a articular de maneira rígida uma antropologia cristã se opondo e criticando diretamente a antropologia gnóstica, sua obra ‘’Adversus Haereses’’ é o fio condutor da crítica irineana ao gnosticismo.
O pensamento patrístico grego divide-se em duas grandes correntes: a patrística grega e a patrística latina. Aantropologia cristã na tradição patrística grega sofre mais fortemente a influência da filosofia grega. Ela demonstra o caráter ontológico da concepção do homem, o que não deixa de provocar conflitos e problemas com o caráter histórico da visão bíblica.

Na patrística latina, é na obra de Sto. Agostinho (354 – 430) que a concepção cristã medieval de homem em sua expressão latina consegue uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!