resumo

Páginas: 11 (2666 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Teoria e pratica no Serviço Social uma reflexão sobre a identidade- Perspectiva conservadora e crítica e os desafios contemporâneos

O artigo propõe a reflexão da identidade profissional, analisando os desafios existentes entre a teoria e pratica. Entre a passagem do capitalismo concorrencial ao capitalismo monopolista a institucionalização do Serviço Social como trabalho está se originando nodesenvolvimento do modo de produção capitalista.
Na década de 1930, onde surge o Serviço Social no Brasil, sua atuação, através de agentes sociais era com instrumentos de assistencialismo, doutrinamento moral, propagação de ideologia, de responsabilização do individuo pela sua condição e devotamento do Estado e a “igreja” pela ajuda prestada, no governo de Getulio Vargas.
No período de1930/1964, uma minoria se questionou sobre a atuação do profissional, pautando na analise critica da sociedade perante o sistema capitalista. O serviço social se posicionou em favor da equidade e justiça social, na defesa dos direitos humanos, e construção de uma nova ordem societária.
Sua identidade profissional vai se formando através de seu objeto de estudo, as condições entre o capital e trabalho-e seu foco de trabalho- e empoderamento do cidadão. Se tornando em uma atividade, em suas atribuição no mercado de trabalho, capaz de decifrar a realidade, produzir conhecimento e provocar transformações.
A dimensão da competência teórica-metodologica pressupõe que o assistente social seja um Professional que reconhece a realidade social de forma política, econômica e cultural, através de umarcabouço de teorias e metodologias, decifrando a realidade em essência, dinamicidade e possibilidade de transformação. Na Competência técnico-operativa o profissional deve apropria-se de um conjunto de habilidades técnicas que permitam atuar junto as instituições contratantes e cidadãos usuários. Através da instrumentalidade que o profissional transforma sua intenção em ações que alteram arealidade.A mediação é a pratica de ações que mantém a reprodução da força de trabalho ou a práxis que promove respostas as necessidades humanas, com direitos.
Nas décadas de 1980/1990 o Serviço Social deu um grande salto em relação a sua formação teórica e pratica, e com sua aproximação da analise critica, da apropriação de bases teóricas-metodologicas, da construção de estratégias técnico-operativase do comprometimento com os seus componentes ético-politicos, que são a sua instrumentalidade, incidindo em sua identidade profissional.
O autor do artigo descreve alguns desafios em que o assistente social percebe em sua realidade: Confrontar o código de ética profissional com a ética pessoal de cada profissional, assim avaliando sua capacidade de identificação; a probalidade de reorganizar ocurrículo mínimo da formação em Serviço Social ou se é preciso ampliar os debates em relação á questão de tal unicidade entre teoria e pratica; Reavaliar se o seu posicionamento atua em favor da classe trabalhadora ou do capitalismo;não se perder no comodismo; aliar o conhecimento produzido a dimensão técnica-operativa da profissão; confrontar a realidade com a bagagem teórica constantemente.
Aidentidade profissional ainda é um processo de construção e cada assistente social deve atuar segundo o código de ética, pautando na competência teórica e pratica assim fortalecendo a identidade do serviço social.

A dimensão técnico-operativa do Serviço Social em foco:
sistematização de um processo investigativo

O processo interventivo não se constrói a priori, ao contrário, faz-se no seupróprio trajeto, e essa construção não depende só do Assistente Social, mas também dos outros sujeitos envolvidos, dentre eles, o espaço sócio-ocupacional no qual o profissional está inserido e os destinatários das ações nele desenvolvidas.
As autoras do artigo trás uma reflexão acerca da dimensão técnica-operativa do Serviço social, ressaltando a sua escassez no âmbito da teoria-metodologia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!