resumo

Páginas: 2 (333 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O que é sociologia?

Sociologia é o estudo da vida social humana, grupos e sociedade. Para nós bandejar com os colegas do curso pode ser apenas uma experiencia social banal. Mas o sociólogo podeanalisá-la de forma surpreendente. O fato de um grupo de jovens reunirem-se para um simples almoço pode conter uma série de informações, desde origens sociais daqueles indivíduos, até o sistemaeducacional que selecionou aqueles seres específicos.

Entender a sociologia é fundamental para todos e principalmente para quem pensa politicas publicas. A sociologia permite olhares diferentes sobrefatos sociais. Quanto mais informações, possivelmente melhor sera a avaliação dos efeitos dos atos sobre as politicas.

A sociologia leva-nos a um auto conscientização, beneficiando a investigaçãosociológica. A sociologia apresenta-nos uma grande diversidade de abordagens. E isto deve-se a nossa própria natureza em não aceitar ideias unanimes.

No texto de Anthony Giddens, “Sociologia”, Giddensmostra um breve histórico dos primeiros teóricos, entre eles, Auguste Comte inventor do termo “Sociologia”, e da corrente do positivismo. Durkheim, também francês, via na Sociologia, uma nova ciência,e como tal criou métodos para estudar a “coisa”, via praticas cientificas. Karl Marx, resumiu a história humana em lutas de classe, baseou seus estudos não somente na analise do capitalismo e nasociedade moderna, mas também nas sociedades que se desenvolveram ao longo da história. Max Weber, mais que um sociólogo, rejeitou a concepção materialista da história, considera que tão importante quantoos fatos econômicos para as mudanças sociais, são também as ideias e os valores.
Só para não dizer que esquecemos, no texto tem também uma nota sobre Harriet Martneau.
Ou seja, a sociologia tem umagrande diversidade de perspectivas teóricas, o que causa discordância entre os diferentes pensadores. Fruto de um esforço coletivo para tentar entender as sociedades, é campo fértil para várias “...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!