Resumo

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Vygotsky e o desenvolvimento humano
O que é desenvolvimento humano?
Para Vygotsky a noção de desenvolvimento esta ligada a aprendizagem, a uma evolução ao longo da vida, essa evolução acontece na evolução afetiva, cognitiva, social, e motora.
O desenvolvimento se da não só por fatores biológicos ou genéticos, o meio, a cultura, a sociedade também são fatores essenciais para o desenvolvimentohumano o contexto cultural é o motivo das principais evoluções no ser humano, tanto nos jovens quanto nos idosos. Vygotsky diz ainda que a intervenção pedagógica é algo fundamental para o desenvolvimento quando se fala em crianças, já que para ele é a aprendizagem que nos leva ao desenvolvimento.

Perspectiva de estudo do desenvolvimento humano
• Para os teóricos Ambientalistas; a aprendizagemse da por um processo de imitação ou reforço. O ambiente faz a criança reproduz.
• Para os teóricos Inatistas; as crianças já nascem com tudo o que precisam na sua estrutura biológica só pra desenvolver com o crescimento. Nada e aprendido no ambiente.
• Para os teóricos construcionistas; o desenvolvimento e construído. Desenvolvimento biológico + meio.
• Abordagem Sociointeracionista; odesenvolvimento as dá através de trocas, criança + sociedade. A intervenção social é o que gera o desenvolvimento.
• A perspectiva Evolucionista; o desenvolvimento se dá através do desenvolvimento das características e variações individuais.
• Visão de desenvolvimento Psicanalítica; o desenvolvimento é gerado através da motivação, consciente ou inconsciente da criança.

Vygotsky: Uma breve históriaVygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rússia, morreu em 1934, aos 37 anos de tuberculose. Foi psicólogo.
Vygotsky enfatiza o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do individuo. Para ele o conhecimento se da pela mediação, relação homem – mundo através de objetos, instrumentos e signos. Ele ainda trouxe uma nova perspectiva de olhar às crianças.
Ele sempre considerou ohomem dentro da sociedade e sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase da dimensão sócio-histórica e na interação do homem com o outro no espaço social. Vygotsky et. al.(1988) acredita que as características individuais estão cheias de trocas com o coletivo, ou seja, que o ser humano, individual, foi moldado, construído por influências e relaçõescom o coletivo, sociedade.

Nos aprofundando um pouco mais nas ideias de Vygotsky...
Desenvolvimento e aprendizagem: a zona de desenvolvimento proximal
Para J. Piaget, desenvolvimento e aprendizagem se da, sendo a aprendizagem a alavanca do desenvolvimento. Para L. Vygotsky, a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem está ligada ao ser humano viver em meio social, sendo este a alavancapara estes dois processos.
Em Vygotsky, ao contrario de Piaget, o desenvolvimento depende da aprendizagem, nesse caso podemos dizer que a aprendizagem se da de fora para dentro, é essa aprendizagem é promovida pela interação social, que segundo Vygotsky é essencial. E ele ainda defende que os aparatos biológicos não são suficientes para um desenvolvimento se não houver experiências com o meio.A escola é um dos principais espaços onde se é adquirida essa experiência, o processo de ensino-aprendizagem envolve diretamente a interação entre sujeitos.
Para Vygotsky a zona de desenvolvimento proximal (ZDP), e a distancia entre o nível de desenvolvimento real, que é a capacidade de independência; e o nível de desenvolvimento proximal, necessita de ajuda para resolver algo. São asaprendizagens que ocorrem na ZDP que fazem com que a criança se desenvolva ainda mais. É nessa zona que a aprendizagem vai acontecer. O educador escolar nesse caso serve de mediador facilitando a aprendizagem entre a criança e o mundo. Seria assim, quando a criança possuísse uma habilidade parcial, o mediador ajudaria a desenvolvê-la melhor ate que tal habilidade chegue a ser total.
Para Vygotsky, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!