Resumo: "O que é Arquitetura"

Páginas: 8 (1807 palavras) Publicado: 22 de dezembro de 2013
Para facilitar o entendimento do tema, as construções serão divididas em três grupos: as levantadas por um critério artístico qualquer, e reconhecido; as erguidas sem pretensão artística, mas q acabam sendo admiradas por determinados elementos da sociedade, contemporâneos ou não e, por fim, construções feitas ao acaso, sem nenhum senso ou propósito estético e q não agradam a ninguém. Ao tema dolivro, se enquadram apenas o primeiro e segundo grupos, já que o terceiro não apresenta nenhuma pretensão de ser arquitetura.
No segundo grupo, se encaixam as construções ditas vernáculas, construções populares típicas de certas regiões, bem como a construções primitivas e também as construções resultantes dos primeiros contatos entre os povos primitivos e os colonizadores. Estas, apesar de nãoterem apresentado, à priori, nenhuma intenção plástica, acabam sendo alvo de estudos críticos, se mostrando como obras de valor arquitetônico incontestável. Nesse grupo, acabam entrando também as construções resultantes dos primeiros contatos entre os povos distantes, colonizadores e primitivos. Também se encaixam nesse grupo uma infinidade de obras técnicas, com o objetivo único de cumprir funçõespráticas, se utilizando da tecnologia disponível e da melhor forma possível.
Por volta de 400 anos antes de cristo, Platão ligava a arquitetura à construção em si, não sendo apenas a aparência das coisas, mas a coisa em si. Pensamento compartilhado por Aristóteles. Porém, o pensamento grego a respeito da análise estética sobre a arquitetura se evidencia da melhor maneira nos textos de Vitrúvio,considerado o fundador da estética da arquitetura. Em sua grande obra “Dez livros de arquitetura”, Vitrúvio percebe três aspectos na arquitetura: a solidez, a utilidade e a beleza.
Vitrúvio propõe seis “divisões” à sua visão de arquitetura, os quais se referem às partes que compõe o edifício, são eles: ordenação; disposição; euritmia ou harmonia; simetria; conveniência e distribuição. Nadefinição desses princípios é levada em quase exclusivamente a estética do projeto.
Na idade média a produção arquitetônica ficava por conta de profissionais com grandes conhecimentos interdisciplinares, confundindo-se as figuras do arquiteto, do mestre de obras e do mestre de risco. Destaca-se nesse período a arquitetura gótica, com sua riquíssima ornamentação, e desenvolvida para a glória de Deus, com oobjetivo de dar aos fiéis um “gosto antecipado da beleza do céu”. Para a composição muito bem sucedida dessas gigantescas e magníficas construções, foi necessária uma verdadeira integração entre as mais diversas ciências e as artes.
Durante o renascimento ocorreu a retomada dos valores clássicos, trazendo de volta a estética de Vitrúvio. Ouve também um despertar de todos os ramos do conhecimento,que haviam ficado adormecidos durante a “idade das trevas”, incluindo os relacionados às tecnologias de construção. Desenvolveu-se uma arquitetura baseada em determinações clássicas, obras imensas e arrojadas em que o arquiteto ainda era o responsável pelas soluções estruturais e posterior ornamentação clássica.
O Maneirismo sucedeu o Renascimento, posteriormente o veio o Barroco até chegar aoNeoclássico.
O Neoclássico coincide com a Revolução Industrial, período de muitas mudanças no modo de vida, no modo de encarar acontecimentos sociais e no modo de julgar a arte, que agora chegava ao alcance de cada vez mais pessoas, popularizando-se a noção de estilo arquitetônico. Claro que encontramos divergências entre a noção dos eruditos e os leigos, os primeiros reconhecem a relação doestilo com o sistema estrutural, enquanto que para os outros o estilo não passa da ornamentação. O progresso tecnológico desse período se refletiu nas construções, trazendo programas nunca vistos, como de estradas de ferro. Houve desde o início a tentativa de decorar e ornamentar os novos tipos de estruturas pré-moldadas. Nesse período se deu a separação total entre o engenheiro e o arquiteto.
Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo "O que é arquitetura"
  • resumo de arquitetura
  • Resumo do doc. Arquitetura da Destruição
  • Resumo Arquitetura Paisagistica
  • Arquitetura Brasileira Resumo
  • QUADRO DA ARQUITETURA NO BRASIL
  • Por uma Arquitetura
  • Resumo do Documentário "Arquitetura da Destruição"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!