RESUMO O Proeja E A Formação Integral Dos Trabalhadores Daniela Pereira VERSIEUX

845 palavras 4 páginas
Instituto Federal Do Espírito Santo _ Campus Alegre
Priscila Cordeiro Marcon

RESUMO
O Proeja E A Formação Integral Dos Trabalhadores
Daniela Pereira VERSIEUX
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

O respectivo artigo analisa o PROEJA com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Procurando entender como este programa pretende contribuir na superação da dicotomia histórica entre o pensar e o fazer - individualmente no nível médio, e a relação com a formação integral. Debate sua origem dentro do atual governo e aponta algumas contradições entre o discurso oficial, a proposta do programa e sua concretização no cenário educacional no Brasil.

Do Decreto 2.208/1997 ao Decreto 5.154/2004: um compromisso histórico e político
Tal instrumento surge num contexto de luta pela superação da histórica dicotomia entre formação profissional e educação geral, dicotomia esta que tem sua expressão maior no nível médio da educação básica e que foi consagrada pelo Decreto 2.208/1997, do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que separou radical e formalmente o ensino técnico da formação geral e básica. Este Decreto representou a retomada neoliberal da dicotomia estrutural entre formação geral e formação profissional.
Do Decreto 5.154/2004 ao PROEJA: superação ou perpetuação da dualidade estrutural?
Ele sinaliza a possibilidade da educação integrada, mas o governo não gerou esforços em instituí-la nos estabelecimentos públicos, ampliando as matrículas para o ensino médio e elevando sua qualidade. Além disso, a própria sociedade, o seu campo progressista, não se mobilizou e não se apropriou do decreto como instrumento de mudanças efetivas em relação à educação profissional.
Um ano após a divulgação do Decreto, o presidente resolve instituir o PROEJA, no setor restrito das instituições federais vinculadas à educação profissional. Força a implementação de uma Educação profissional integrada à Educação Básica, para jovens

Relacionados