RESUMO O PRÍNCIPE

Páginas: 11 (2720 palavras) Publicado: 30 de julho de 2014
RESUMO DO LIVRO: O PRÍNCIPE, de Maquiavel

O livro foi uma dedicação de Nicolau Maquiavel ao Príncipe de Florença Lorenzo de Médici. Na época, Florença estava vivendo uma situação caótica.

Capítulo I OS VÁRIOS TIOS DE ESTADO, E COMO SÃO INSTITUÍDOS

Existem 2 tipos de Estados as Repúblicas e os Principados. Os Principados são hereditários ou fundados recentemente.
As Repúblicas sãoconquistadas pela força ou sorte.

Capítulo II AS MONARQUIAS HEREDITÁRIAS

É mais fácil governar um Estado que seja por forma de Principado do que sob a forma de Monarquias Novas. Para que isso ocorra não se deve transgredir costumes e adaptar da melhor forma às situações difíceis.

Capítulo III AS MONARQUIAS MISTAS

A dificuldade encontrada é que o novo Estado não é totalmente novo, ou seja, onovo Coordenador terá dificuldades para instalar mudanças às pessoas que estavam no Estado anterior. Fará assim, inimigo e ñ poderá satisfazer todas as expectativas daqueles que o ajudaram a conquistar a nova monarquia. O pior é quando o conquistador do novo Estado possui leis, costumes e fala língua diferente dos conquistados pois, a dificuldade de comunicação é imensa. Para que o governo sejaduradouro, é preciso que o conquistador resida na província conquistada. Outra solução é instalar 2 ou 3 colônias em lugares estratégicos para que os colonos vigiem o restante da população para o Rei. Esta última forma é mais eficaz, foi a fidelidade é maior.

Capítulo IV POR QUE O REINO DE DARIO, OCUPADO POR ALEXANDRE, NÃO SE REBELOU CONTRA OS SUCESSORES DESTE, APÓS SUA MORTE

No curso dahistória os reinos têm sido governados de duas formas: por um príncipe e seus assistentes, que, na qualidade de ministros, o ajudam a administrar o país, agindo por sua graça e licença; ou por um príncipe e vários barões, cuja posição não se explica por um mercê de soberano, mas pela antiguidade da própria linhagem.. Esses barões têm súditos e territórios, onde são reconhecidos como senhores, e aosquais estão ligados por laços de natural afeição. Nos Estados governados por um Príncipe e seus ministros, o monarca tem maior autoridade, pois em tais reinos ninguém é tido como superior. Se se obedece a alguém é porque se trata de um ministro ou funcionário do Príncipe, o q ñ inspira qualquer estima particular.

Capítulo V O MODO DE GOVERNAR AS CIDADES OU ESTADOS QUE ANTES DE CONQUISTADOS TINHAMSUAS PRÓPRIAS LEIS

Quando um monarca conquista um país que antes era vivido em liberdade, existem três formas de mantê-lo:
Pode-se arruína-lo, ir habitar na “terra” conquistada ou permitir que a população continue com suas próprias leis
A cidade habituada à liberdade pode ser dominada mais facilmente por meio de seus cidadãos do q de qualquer outra forma, desde que se queira preserva-lo.Capítulo VI OS NOVOS DOMÍNIOS CONQUISTADOS COM VALOR E COM AS PRÓPRIAS ARMAS

Os homens seguem quase sempre caminhos já percorridos por outrem, agindo por imitação ( o homem prudente escolherá sempre o caminho trilhado pelos grandes vultos, selecionando os mais destacados).
O indivíduo q se torna príncipe pressupõe ter grande valor ou boa sorte.. Contudo, os q têm sido menos afortunados semantiveram melhor. Examinando nitidamente, veremos q nada deveram à sorte, a ñ ser oportunidade.
Um príncipe p/ executar suas obras pode pedir ajuda a outrem, ou impor-se pela força. Na 1° hipótese sempre se dão mal, e ñ chegam a parte alguma, mas quando dependem dos próprios meios apenas, e conseguem impor-se, raras vezes falham. Daí a razão pq todos os profetas armados vencem, e serem arruinados osdesarmados.

Capítulo VII OS NOVOS DOMÍNIOS CONQUISTADOS C/ AS ARMAS ALHEIAS E BOA SORTE

Aqueles q se tornam príncipes exclusivamente pela sorte empregam nisso pouco trabalho, mas só a muito custo se mantêm na nova posição. Além disso, os Estados criados subitamente – como tudo o mais q na natureza nasce, cresce c/ rapidez – ñ podem ter raízes sólidas, profundas e ramificadas, de modo q a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO- O príncipe
  • resumo "O Príncipe"
  • O príncipe
  • resumo o principe
  • Resumo O Príncipe
  • Resumo o príncipe
  • Resumo de o principe
  • Resumo-o principe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!