resumo "O Príncipe"

Páginas: 15 (3717 palavras) Publicado: 15 de julho de 2014
Desenvolvimento


Capítulo I – São dois os tipos de Estados: as Repúblicas e os Principados. Os Principados são hereditários ou fundados recentemente.
As Repúblicas são conquistadas pela força ou sorte.

Capítulo II – Os Principados são mais fáceis de governar do que as Monarquias. Se um Príncipe conquista determinado Estado e tenta mudar seus costumes, corre o risco de o povo revoltar-secontra ele, o que pode gerar conspirações apoiadas pela grande massa o povo. Deste modo, o Príncipe respeitando a cultura local, se manterá no poder; a menos que, como diz Maquiavel, uma força excepcional o derrube.

Capítulo III - A dificuldade encontrada é que o novo Estado não é totalmente novo, ou seja, o novo Coordenador terá dificuldades para instalar mudanças às pessoas que estavam noEstado anterior. Fará assim, inimigo e não poderá satisfazer todas as expectativas daqueles que o ajudaram a conquistar a nova monarquia. O pior é quando o conquistador do novo Estado possui leis, costumes e fala língua diferente dos conquistados pois, a dificuldade de comunicação é imensa. Para que o governo seja duradouro, é preciso que o conquistador resida na província conquistada. O Príncipe deum território estrangeiro deve liderar e defender seus vizinhos mais francos e procurar debilitar os mais poderosos. Não há dificuldade para se conquistar um território onde movidos pela inveja dos que tinham o poder os habitantes menos poderosos apoiam o invasor; porém deve-se ter cuidado para que estes não adquiram poder e autoridade em demasia.

Capítulo IV - No curso da história os reinostêm sido governados de duas formas: por um príncipe e seus assistentes, que, na qualidade de ministros, o ajudam a administrar o país, agindo por sua graça e licença; ou por um príncipe e vários barões, cuja posição não se explica por um mercê de soberano, mas pela antiguidade da própria linhagem Estes que estão de junto ao Príncipe, são os nobres, os prestigiados; mas dentre esses sempre há quemaspire por inovações. Estes podem abrir caminho para um invasor tomar o poder, facilitando sua vitória, vê-se assim que depois não bastará aniquilar apenas família do Príncipe , mas também os nobres que estarão sempre prontos a liderar novas revoluções.
Capítulo V - Ao se dominar um Estado acostumado com a liberdade, e com suas próprias leis, Maquiavel mostra três formas e mantê-lo: primeira,arruinando-o; segunda, habitando-o; terceira, permitindo-lhe que viva seguindo suas próprias leis, pondo-lhe tributos e pondo ali um governo de poucas pessoas que sejam mantidas amigas. Quem se torna o senhor de uma cidade livre, e não aniquila, pode esperar ser destruído por ela, pois sempre haverá motivo para rebelião em nome da liberdade perdida e das suas eventuais tradições, que nem o curso dotempo nem os benefícios conseguem apagar.
Por isso se diz que é melhor respeitar os costumes do território conquistado, ou então, destruí-lo. Sempre estarão na mente do povo seus antigos costumes, e, mais cedo ou mais tarde estes se revoltarão contra o que está sendo imposto, e não haverá benefício ou tempo, como disse Maquiavel, que os faça esquecer, ainda mais se o povo estiver junto.
Capítulo VI- Os homens seguem quase sempre caminhos já percorridos por outrem, pondo em prática seus atos que deram certo e evitando praticar seus passos que não deram certo, agindo por imitação.
Um príncipe p/ executar suas obras pode pedir ajuda a outrem, ou impor-se pela força.

Capítulo VII - Aqueles que se tornam príncipes exclusivamente pela sorte empregam nisso pouco trabalho, mas só a muito custose mantêm na nova posição. Chegar ao poder dessa forma, é chegar despreparado, sem raízes; quem não cuidar de procurar se estabilizar, valorizar, tornar-se astuto, perderá o Estado. Ou no caso se é possível prever, se deve suprir essas carências bem antes..

Capítulo VIII - Maquiavel cita dois exemplos de pessoas que se tornaram Príncipes por meio do crime, o primeiro, o de Agátocles após...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO- O príncipe
  • O príncipe
  • resumo o principe
  • Resumo O Príncipe
  • Resumo o príncipe
  • RESUMO O PRÍNCIPE
  • Resumo de o principe
  • Resumo-o principe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!