Resumo o príncipe

Páginas: 3 (582 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Resumo do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel

Maquiavel inicia seu livro dizendo que todos os estados que existem ou existiram são ou foram republicas ou principados e é sobre os principados queele discorre em sua obra, ele começa explicando a classificação usada para a divisão dos tipos de principado feita a partir do conceito de principados hereditários (aqueles passados de pai parafilho), ou novos (aqueles que foram conquistados através da força). A partir dessa divisão Maquiavel tenta traçar um manual para que um principado funcione com prosperidade.

Nos principados hereditáriossegundo Maquiavel não existiriam tantas dificuldades para serem mantidos quando comparados com os principados novos, pois o povo já estaria acostumado com o padrão que se segue, sendo assim,dificilmente questionariam o governo de um príncipe dessa estirpe.

Tal problema, no entanto seria enfrentado pelo governante de um principado novo, sendo assim, para evitar isso a solução seria o príncipefixar a residência no domínio novo, e se não puder fazer isso ele deveria manter uma colônia na região evitando o envio do exercito para a região devido ao seu elevado custo eles poderiam instigar osnovos súditos a se revoltarem.

No caso da conquista de um pais que possuía leis próprias apenas existem três maneiras de se impor neste que são destruir o pais, ir morar nele, ou deixa-lo viver aoadotar essa ultima deve-se por pessoas de confiança no governo desse pais.

Quanto aos principados novos existem também aqueles que se diferenciam segundo a forma que foram conquistados. Maquiaveldiferencia estes em aqueles conquistados através da virtu (que é a qualidade do homem que o capacita a realizar grandes obras e feitos, o pré-requisito para a liderança) e os conquistado através dafortuna (sorte, acaso, o curso da historia, o mesmo o destino).

Os Principados novos sempre terão mais dificuldades para se manter que os outros, o sucesso só dependeria dos predicados daqueles que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO- O príncipe
  • resumo "O Príncipe"
  • O príncipe
  • resumo o principe
  • Resumo O Príncipe
  • RESUMO O PRÍNCIPE
  • Resumo de o principe
  • Resumo-o principe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!