Resumo- o homem que sabia javanês

Páginas: 16 (3967 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Resumo- O homem que sabia javanês

O resumo de livro serve para você relembrar, rever o que foi lido para a hora da prova. Nada substitui a leitura da íntegra do livro!

mais livros exigidos
»

O Homem Que Sabia Javanês - Lima Barreto

Esta obra foi publicada pela primeira vez em 1911, pela Gazeta da Tarde. Relato satírico, é uma medida exemplar do talento de Lima Barreto com contista.E também de sua modernidade. Apesar da data, o tema continua atualíssimo.

No conto O homem que sabia javanês, esse autor genial, que conviveu com a pobreza e a loucura toda a vida (boa parte de sua família era constituída de pessoas com problemas mentais), não poupou munição contra a ignorância vigente entre os cariocas do século 19.

Induzido pela necessidade, o herói picaresco se fazpassar por um professor da língua da distante ilha de Java, e acaba conseguindo o emprego. Ele obtém tanto sucesso na nova profissão que conquista o cargo de respeitável funcionário de órgão público.

O Homem que sabia Javanês não o sabia realmente. O conto é um relato de um amigo, desempregado, a outro sobre uma das espertezas que usou para sobreviver: fingir saber javanês e ensiná-lo.

Umcerto dia, vê num jornal, um anúncio que lhe chama a atenção: precisavam de um professor de javanês. Logo aprendeu o alfabeto e meia dúzia de palavras e pôs-se a ensinar o velho que o contratou; logo já "lia" em javanês para o velho (que desistira de aprender) e publicava sobre Java.

Foi nomeado cônsul e representou o Brasil em uma reunião de sábios; deu palestras e publicou pelo mundo sobreJava. No final do conto ainda estava em cargos consulares por "saber" javanês.

A ironia desse conto de Lima Barreto: a sociedade aceita e respeita aquele que aparenta douto saber. Saber devidamente atestado por títulos honoríficos, mas respaldado pela ignorância e pelo preconceito.

Afinal, quantos naquele Rio afrancesado sabiam falar javanês? O herói malandro impôs-se mais pela parvoíce dasociedade do que por seus méritos.

É a irreverência estúpida a esse saber exótico, cifrado que Lima Barreto satiriza no conto. Um tema caro ao autor, quase uma causa que ele discute em várias de suas obras.

A ascensão e glória de Castelo, porém, servem para a discussão de outros temas: a artificialidade de alguns intelectuais, a política dos favores, a eficiência dos títulos num país dedoutores.

No conjunto, esses assuntos formam um retrato de uma faceta do Brasil e do brasileiro. O retrato ressalta a nossa melancólica vocação para o improviso, para o oportunismo dos muitos "Castelos" da vida nacional. No país das trapalhadas, a desordem é legítima pr uma ordem feita apenas de aparências.

Avesso e complemento, a desordem mina a ordem social pelo protecionismo, pelos favores,pelo respeito a títulos, rótulos em si suficientes para garantir status. O saber ajuda.

Mas para a ascensão social talvez importem mais as relações com pessoas influentes, a proximidade com o poder e a fabricação de uma imagem do que um saber verdadeiro. Assim, a tal "desordem" transforma-se em uma espécie de ordem que convive com a outra, a das leis, normas, a da burocracia.

Castelo sabedisso. Como bom malandro, sabe aproveitar o minado universo da ordem para dar seu golpe de mestre. Como ele mesmo diz, é um Brasil burocrático e imbecil que se acham as oportunidades para as "belas páginas da vida".

CONTO NA ÍNTEGRA:

EM UMA confeitaria, certa vez, ao meu amigo Castro, contava eu as partidas que havia pregado às convicções e às respeitabilidades, para poder viver.

Houvemesmo, uma dada ocasião, quando estive em Manaus, em que fui obrigado a esconder a minha qualidade de bacharel, para mais confiança obter dos clientes, que afluíam ao meu escritório de feiticeiro e adivinho. Contava eu isso.

O meu amigo ouvia-me calado, embevecido, gostando daquele meu Gil Blas vivido, até que, em uma pausa da conversa, ao esgotarmos os copos, observou a esmo:

- Tens levado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Conto O homem que sabia javanes
  • Enredo de "O homem que sabia javanês "
  • O homem que sabia javanês
  • O homem que sabia javanes
  • O homem q sabia javanes
  • o homem que sabia javanes
  • O Homem que Sabia Javanês
  • o homem que sabia javanês (livro)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!