Resumo o Capitalismo tardio

Páginas: 8 (1764 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
“O capitalismo tardio”
Capítulo II: A Industrialização Retardatária.
A Problemática da Industrialização Retardatária
No surgimento das economias capitalistas exportadoras, o modo de produção capitalista se torna dominante na América Latina. Mas, não se constituem forças produtivas capitalistas. Abrindo período de transição para capitalismo. A problemática da transição é da industrializaçãocapitalista na América Latina. O desenvolvimento das forças produtivas assume formas adaptadas á reprodução das relações de produção dominantes. O reforço da dominação do capital sobre o trabalho.
A industrialização capitalista é processo de constituição de forças produtivas capitalistas, como processo de passagem ao modo capitalista de produção, ao capitalismo industrial. O conceito de forçasprodutivas não se reduz á revolução do processo de trabalho pela maquinização dos processos produtivos. Além disso, está preso ao tipo de desenvolvimento de certo processo de acumulação de capital.
A economia cafeeira com relações capitalistas de produção beneficiou surgimento do capital industrial e grande indústria. Na medida em que se intensificam modelos capitalistas, resulta na formação demercado especial e força de trabalho. Antes de ser empresário industrial, a capitalista já existia e criava condições para implantação do regime de produção industrial.
O capital industrial nasceu como desdobramento do capital cafeeiro empregado, no núcleo produtivo de complexo exportador e no suplemento urbano. A grande indústria não atraiu capitais do complexo cafeeiro num momento de crise, porqueno momento de auge exportador em que a rentabilidade do capital há de ter alcançado níveis extraordinários.
O movimento do capital cafeeiro ao capital industrial beneficiou-se de condições favoráveis de financiamento da Política Econômica do Estado. Os capitais cafeeiros excedentes se convertem em capital industrial. A reprodução das forças de trabalho industrial exigiria existência prévia dealimentos e wagegoods manufaturados, como alimentos e bens de consumo assalariado importado.
O complexo exportador cafeeiro, ao acumular gerou capital que se se transforma em capital industrial e criaram condições necessárias à transformação de oferta abundante no mercado de trabalho e capacidade para importar alimentos, meios de produção e bens de consumo assalariado, que só foi possível porcausa do auge exportador.
A lucratividade dos projetos industriais foi favorecida pela queda da taxa de salários, provocada pela oferta abundante de força de trabalho, alto grau de proteção na produção industrial e isenções tarifárias concedidas á importação de máquinas e equipamentos. A indústria instalada é a de bens de consumo assalariado, tem baixa relação capital/trabalho, é provável querentabilidade do capital industrial tenha se situado em níveis compensadores.
A grande indústria produtora de bens de consumo assalariado surgiu porque o complexo exportador cafeeiro cria demanda para bens de consumo e meios de produção. Devido profundas desvalorizações cambiais e comportamento da taxa de salários, a rentabilidade da indústria de bens de produção, foi afetada de forma negativa emrelação à de bens de consumo, por possuir maior relação capital/trabalho e maior componente importado dos elementos do capital constante.
As relações entre capital cafeeiro mercantil e capital industrial não são que o café estimula a indústria, impondo limites estreitos á acumulação industrial. A este modo de articulação corresponde determinado padrão de acumulação e expansão da economia. Ocorreramtambém efeitos de encadeamento dentro do complexo exportador.
A acumulação de meios de produção e consumo capitalista se financia com capacidade para importar pelo próprio complexo exportador cafeeiro. Somente a demanda de alimentos e bens manufaturados de consumo assalariado, quando já constituída agricultura mercantil de alimentos e setor industrial, é atendida por produção interna, com que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do capitalismo tardio
  • Capitalismo tardio e sociabilidade moderna
  • o capitalismo tardio
  • Capitalismo tardio
  • Capitalismo Tardio
  • Capitalismo Tardio
  • o capitalismo tardio
  • Capitalismo Tardio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!