Resumo o burrinho pedrês (sagarana)

Páginas: 3 (536 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
O Burrinho Pedrês (Sagarana)
Guimarães Rosa
Sete-de-Ouros, um burrinho já idoso, é escolhido para servir de montaria num transporte de gado. Um dos vaqueiros, Silvino, está com ódio de Badu, queanda namorando a moça de quem Silvino gosta. Corre o boato, entre os vaqueiros, de que Silvino pretende vingar-se do rival. De fato, Silvino atiça um touro e o faz investir contra Badu, que, porém,consegue dominá-lo. Os vaqueiros continuam murmurando que Silvino vai matar Badu. No caminho de volta, este, bêbado, é o último a sair do bar e tem de montar no burro. Anoitece e Silvino revela a seuirmão o plano de morte. Contudo, na travessia do Córrego da Fome, que pela cheia transformara-se em rio perigoso, vaqueiros e cavalos se afogam. Salvam-se apenas Badu e Francolim, um montado e outropendurado no rabo do burrinho.

Sete-de-Ouros, burro velho e desacreditado, personifica a cautela, a prudência e a muito mineira noção de que não vale a pena lutar contra a correnteza, se o que sepretende é a travessia. Sete-de-Ouros - no jogo de truco, de "manilha velha" é a manilha mais baixa, após a espadilha, o sete-de-copas e o zape.

"Macho" é mulo, mu, muar - o burrinho Sete-de-Ouros,protagonista da história. "Carregado de algodão" simboliza o peso da vida, o trabalho do burrinho, e metaforiza a carga dos homens, o peso do mundo, como fardos de algodão. "Preguntei: p'ra donde ia?" - aforma arcaica do verbo perguntar sugere a indagação permanente dos homens, sábios e filósofos: para quê?, por quê?, de onde?, para onde?. "P'ra rodar o mutirão" alude ao esforço coletivo, ao dever desolidariedade que o burrinho cumprirá na sua hora e na sua vez.

Nos contos, novelas e romance de Guimarães Rosa, há sempre um momento crucial, uma "hora e vez", uma "travessia", ápice da existência,resumo de seu sentido: "...a estória de um burrinho, como a história de um homem grande, é bem dada no resumo de um só dia de sua vida".

Em "Sagarana" renasce o anônimo "contador de estórias",...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O burrinho pedres
  • BURRINHO PEDRES
  • O Burrinho Pedrês
  • O Burrinho Pedres Ficha De Leitura
  • Resumo do conto Burrinho Podres
  • sagarana
  • Sagarana
  • Sagarana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!