Resumo e apreciação crítica do livro: tecnologia dainformação e da comunicação – fundação getulio vargas – 2006 – capítulo 6: tecnologias emergentes.

1219 palavras 5 páginas
Juliano Carlos Ribeiro Martins
6º Período - Sistemas de Informação
Resumo e apreciação crítica do livro: Tecnologia da Informação e da comunicação –
Fundação Getulio Vargas – 2006 – Capítulo 6: Tecnologias emergentes.
A tecnologia alavancando mudanças
Fatores como globalização, significativas mudanças na economia, necessidade de constante atualização dos conhecimentos, novas tecnologias, tornam a gestão de uma empresa cada vez mais desafiadora. E justamente por isso, a tecnologia assume um papel indispensável e permanente no funcionamento empresarial. É uma verdadeira revolução a questão da tecnologia na vida de todos e de tudo. E com isso, a necessidade contínua de aprender e estar sempre atualizado com o que acontece ao redor torna-se algo indispensável. E na gestão de uma empresa não é diferente, pois o gestor deve estar atendo a diversos fatores como custos, obsolescência do conhecimento, novas tecnologias, entre outros. A seguir alguns fatores descritos:
- Tecnologia proprietária ou aberta: a proprietária é quando a tecnologia pertence a um só fornecedor, a quem a empresa fica refém do seu fornecedor, principalmente quando a tecnologia é descontinuada.
Já para tecnologia aberta, existe uma variedade de fornecedores, o causa uma diminuição dos custos.
- Existência de evolução tecnológica: quando a solução não fica para trás mesmo com surgimento de novas tecnologias.
- Suporte pós-venda: um bom apoio ao produto após ser adquirido pela empresa.
- Volume de mercado: todos os fatores anteriores nos levam ao mercado de massa, com soluções contendo os menores custos, diversidade de fornecedores e garantia da evolução tecnológica.
Os clientes destas soluções de comunicações são divididos em dois grupos:
+ Clientes individuais: buscam soluções personalizadas ao seu cotidiano, a qualquer hora e em qualquer lugar;
+ Clientes corporativos: buscam um diferencial através do aumento de produção, redução de custos ou de uma oferta diferenciada

Relacionados