Resumo e análise do livro "O Processo - Franz Kafka"

Páginas: 8 (1928 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O Processo – Franz Kafka
No livro “O processo”, Franz Kafka conta a história de Josef K., o primeiro procurador de um grande banco que, da noite pro dia, é processado, sem ao menos saber o porquê, na manhã em que completava 30 anos. A acusação era desconhecida, o tribunal obscuro, o processo inatingível, os juízes e integrantes do tribunal eram todos corruptos, só se conhecia pequenas partessobre os termos e usos do processo (ainda que indiretamente).
Certa manhã K. acorda e percebe que Anna, a cozinheira da Senhora Grubach (sua hospedeira), não lhe trouxe o desjejum como de costume. Sentindo a demora vai à porta, e se depara com dois policiais, que lhe apresentam uma ordem de prisão. Confuso e indignado, Josef quer saber do que está sendo acusado, mas os policiais apenas lhe sugeremque fique calmo e aguarde instruções superiores. Eles aconselham que Josef os confie suas coisas, como as roupas, o que o deixa indignado e o faz exigir uma audiência com o Inspetor, que lhe é negado.
Impaciente e preso em seu próprio quarto fica sabendo que foi acusado pelo Tribunal, e nem o próprio Inspetor sabe lhe responder o porquê. K. ainda pode trabalhar normalmente, bem como cumprir suasobrigações, porém acompanhado por três vigias. O réu chega até acreditar que é vítima de uma brincadeira organizada pelos colegas do escritório, já que é seu aniversário.
Voltando às práticas diárias, recebe no banco um telefonema que lhe convoca a uma audiência no domingo, onde seria ouvido, porém não lhe informam a hora que deveria comparecer ao Tribunal. No domingo, uma bela mulher o conduz asala que está repleta de homens, e um deles lhe informa que está atrasado. Indaga então o motivo pelo qual está sendo acusado, e alega não reconhecê-los como autoridades. Envolto pela raiva, afirma que não entende por está sendo tão maltratado, escoltado e vigiado por quem não tem escrúpulos e é corrupto, já que tentaram tomar-lhe seus pertences e sugeriram suborno. Em meio a aplausos, a platéiavolta a atenção para os fundos do Tribunal, onde uma mulher que adentra o salão é pega e levada por um jovem. Josef pede que os separem, mas não é ouvido, e um dos membros o informa que perdeu o direito da palavra.
Ao voltar ao tribunal, depara-se com ele quase vazio, tinha apenas a moça que havia interrompido seu discurso, que lhe informa que não haverá sessão no presente dia. Ao ver algunslivros sobre a mesa do juiz de instrução, Josef pergunta à moça se pode ver, pois acredita que seriam livros jurídicos, então a justiça se originaria dali e não permitiria que um inocente fosse condenado como culpado sem ao menos lhe dizer o motivo. Folheia-o e se revolta ao ver que estava repleto de fotos pornográficas. Conversando com a moça ela lhe revela que o sujeito que a agarrou, um estudantede direito, a persegue há tempos, e ela não tem recursos pra se defender. Afirma que até seu marido, o porteiro do tribunal, tem que concordar com a situação, a fim de conservarem seus empregos, já que um dia o estudante seria poderoso. O rapaz novamente aparece e leva a mulher ao juiz. Seu marido chega e diz a Josef que não aguenta mais a situação, porém não pode mudá-la, então gostaria que K.fizesse algo. O porteiro sugere que ele veja os escritórios, e então o acompanha. Chega a uma sala onde homens aguardam o resultado de seus inquéritos, que o confundem com um juiz. Ele sai transtornado, procurando por ar puro e fresco.
Certo dia, ao sair do banco, Josef ouviu suspiros vindos de trás de uma porta que ele pensava ser um quarto de despejos. Abriu com um golpe a porta e flagrou trêshomens iluminados por uma vela posta em cima da estante. K. percebeu que se tratava de Franz e Willem, os guardas que o apreenderam. Notou também que o terceiro homem tinha uma vara em mãos, e deveria açoitá-los pelas acusações que lhes foram feitas durante o discurso de Josef no tribunal. Os policiais pedem que não os castigue, e K. tenta subornar o açoitador, que não aceita. Então K. vai embora....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro " o processo " de franz kafka
  • No livro O Processo de Franz Kafka
  • Livro O Processo de Franz Kafka
  • Análise de "O Processo" de Franz Kafka
  • Resumo de "o processo" de franz kafka
  • Resenha do Livro O Processo de Franz Kafka
  • Resumo do Livro "A Metamorfose" de Franz Kafka
  • Resenha do livro O Processo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!