Resumo cr´tico a partir da lei nº 10.436, 24 de abril de 2002

Páginas: 2 (363 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
RESUMO CRÍTICO A PARTIR DA LEI Nº 10.436, 24 DE ABRIL DE 2002 E ART.93 DA LEI 8.213 DE 24 DE JULHO DE 1991

A inclusão vem tomando força cada vez mais, a realidade é esta, e é inegável e deveacontecer. A necessidade da comunidade surda em se expressar vai muito além da busca por compreensão da língua, fazer parte do silêncio dos surdos é se manifestar na forma cultural e diversa da suaidentidade na sociedade ouvinte. A LIBRAS( Língua Brasileira de Sinais) é um diferencial na identificação dos surdos, embora a expressão facial e corporal que acompanham os sinais, sejam também partesimportantes na composição da cultura dos surdos.
Mesmo com a língua própria, os surdos ainda sofrem com a diversidade e o preconceito. O papel da língua de sinais na educação regular é um fatorrelevante na vivência social dos surdos, pois promove um maior entendimento entre o ouvinte e o não-ouvinte. Após a criação da Lei n 10.436 de 24 de abril de 2002, vem tornando a inclusão do surdo nasociedade estudantil algo efetivo, Lei de acordo com seu parágrafo único que, “Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüísticos denatureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas no Brasil”.
Com relação aoingresso no campo de trabalho os surdos, como qualquer outro portador de deficiência também encontra-se amparado por Lei em alguns aspectos, como o ato discriminatório no tocando a salário ou critério deadmissão do emprego de portar deficiência.
As empresas privadas estão obrigadas a preencher um determinado percentual de seus cargos a pessoas como beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras dedeficiências. Já existem empresas que oferecem cursos de LIBRAS, o qual é obrigatório, para os funcionários que não portam a deficiência de surdez para poder manter a boa convivência e bom fluxo no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Língua Brasileira de Sinais
  • RESUMO CR TICO
  • Resumo cr tico
  • Resumo Cr tico de Antropologia
  • Resumo Cr tico Anal tco M dulo Lei de Responsabilidade Fiscal
  • LEI Nº 10.436 inclusão e aceitação ''Libras''
  • Resumo da lei nº 5.194
  • Resumo LEI Nº 8.115

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!