Resumo A Verdadeira Historitória de Escarpa

667 palavras 3 páginas
Esparta: a verdadeira história.

Alunos:

Considerando as várias guerras travadas na história da filosofia expõem-se um povo guerreiro que lutava por seus ideais em se tratando de crenças, conquistas territoriais, política ou até mesmo por um desejo de vingança.
Esparta foi uma cidade-estado da Grécia Antiga, situada às margens do rio Eufrotas, região de grande cultivo de uva, de caráter militarista e oligárquico sem nenhum desenvolvimento territorial. E seu maior objetivo era fazer de seus cidadãos modelos de soldados, corajosos, bem treinados e obedientes às leis e às autoridades. Em agosto ou setembro de 480 A.C é travada uma grande batalha entre os persas e os espartanos. Isso porque Atenas havia saído vitoriosa da Primeira Guerra Médica a chamada Batalha da Maratona. Uma aliança de pólis gregas liderada pelo rei Leônidas, e seu exército, é posto como defesa em prol da Grécia, pois sabiam do ataque liderado pelo rei persa Xerxes e seu imenso exército de aproximadamente 300.000 homens contra trezentos espartanos.
Os espartanos eram muito religiosos e contavam com a ajuda do Oráculo de Delfos. Ambos os lados expunham entre si seus planos e estratégias de defesa e ataque. A Pérsia tinha um território imenso e suas fronteiras iam do rio Indo na Índia até o Nilo no Egito, um império repleto de riquezas que, durante cinco anos, Xerxes usou para construir barcos e compras de mantimentos para a invasão da Grécia. Historiadores dizem que o ataque era para que Xerxes pudesse expandir seu império no oeste, outros dizem ser por punição, pois Atenas havia apoiado uma revolta contra a Pérsia vinte e cinco anos antes.
A batalha deu-se nas Termópilas, lugar escolhido pelos espartanos, local estratégico por ser estreito; como o exército de Xerxes era grande, não teria forma de locomoção. Os espartanos saem vitoriosos da primeira batalha.
Enquanto isso, no Estreito de Artemísio, lugar onde Temístocles colocou seu exército marinho para também lutar, ele provocou o

Relacionados