Resumo - A Revolução dos Bichos

Páginas: 7 (1645 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

LIVRO “A REVOLUÇÃO DOS BICHOS”

Autor: George Orwell
Ano: 1944

Resumo:
Capitulo 1:
Senhor Jones era dono de uma granja, chamada "Granja do Solar". Os animais de lá estavam agitados para ouvir um porco, o Velho Major. Todos estavam presentes, exceto Moisés; corvo domesticado. Velho Major começou então uma reflexão sobre a vida dos animais, mostrando que o homem era um grande inimigo,já que o produto do trabalho dos animais vai todo para o ser humano. Velho Major tinha sonhado com o mundo quando o homem desaparecer, por isso, resolveu realizar a conversa.
Capítulo 2:
O Velho Major faleceu e a liderança dessas conversas passou para outros três porcos. Então, eles organizaram o pensamento do Major num sistema chamado "Animalismo". Alguns animais começaram a discordar das ideiasporque não queriam perder algumas mordomias em nome da liberdade. Moisés dizia aos animais que existia um lugar após a morte chamado “Montanha do Açucar” que era perfeito, o que fez com que os animais se agitassem mais ainda. Após um tempo, Jones entrou em falência e começou a maltratar os animais, abrindo espaço para a Revolução. Os bichos colocaram todos da granja para fora, e fizeram da casagrande um museu, mudaram o nome Granja do Solar para "Granja dos Bichos" e criaram os 7 mandamentos do Animalismo:
"1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todosos animais são iguais."
"Quatro pernas bom, duas pernas ruim" passou a ser repetido constantemente pelas ovelhas. E algo estranho aconteceu: durante um dia de colheita, o leite das vacas desapareceu da granja.
Capítulo 3:
Então, os bichos começaram a colheita muito mais proveitosa do que a realizada por Jones. A discórdia, as mordidas, o ciúme, coisas normais dos velhos tempos haviamdesaparecido. Aos domingos os bichos realizavam uma cerimônia, com o hasteamento da bandeira, uma assembleia geral, o hino e, posteriormente, um momento de recreação. Após uns dias, foi descoberto que o leite roubado estava misturado à comida dos porcos, demonstrando o começo de atitudes autoritárias e egoístas.
Capítulo 4:
Os porcos contaram as pombas sobre a revolução com o intuito de espalhar ahistória para as granjas vizinhas. Os donos das outras granjas inventavam histórias horríveis sobre a Granja dos Bichos para acalmar seus animais. Mesmo assim, a ideia de Revolução foi se espalhando pela Inglaterra e os proprietários maltratavam seus bichos mais agitados. Jones, com a ajuda de outros homens, tentou recuperar a granja. Houve um conflito. Uma ovelha morreu durante a batalha, mas os animaisvenceram, dando o nome para a batalha de “Batalha do Estábulo”.
Capítulo 5:
A terra dura em janeiro não permitia o trabalho no campo o que dificultou as coisas. Além disso, Bola-de-neve e Napoleão, dois dos porcos líderes, sempre discordavam. A mais séria discussão foi a respeito da construção de um moinho de vento. Bola-de-neve foi expulso pelos cães criados por Napoleão, que assumiu aliderança e decidiu tomar todas as decisões. E então, Napoleão que era contra o progeto, decidiu construir o moinho alegando ser ele, o criador da idea dessa contrução.
Capítulo 6:
Napoleão ordenou que os bichos também trabalhassem aos domingos. O moinho começou a ser construído. Os animais começaram a sentir falta de algumas coisas que iam acabando e não podiam ser fabricadas na granja. Então, Napoleãodecidiu fazer comércio com os seres humanos, o que inquietou os bichos. Jones começou a ter problemas com as bebidas alcóolicas e desistiu de tentar recuperar a granja. Depois de um tempo o “líder” e outros porcos começaram a habitar a casa grande e se levantavam uma hora mais tarde que os outros bichos. Garganta, porco que transmitia as mensagens de Napoleão, sempre acalmava os bichos, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo livro A Revolução dos Bichos
  • Resumo revolução dos bichos
  • A revolução dos bichos (resumo crítico)
  • Resumo do livro
  • Resumo do livro a revolução dos bichos.
  • Resumo do livro: "a revolução dos bichos"
  • Resumo de: A revolução dos bichos
  • A Revolução dos Bichos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!