RESUMO A REPÚBLICA - FR. MESSIAS

Páginas: 9 (2108 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Livro I – Neste primeiro livro ocorre a tentativa de definir a justiça. O diálogo se desenrola com Sócrates e Céfalo, na casa de Polemarco, onde começam a tratar, entre outras coisas, sobre velhice. Céfalo dá a entender que a velhice por si só não é todo mal, mas sim o caráter que imprime dignidade de ser jovem ou velho, independe da idade. O diálogo continua a respeito da justiça, e é Céfaloque a define primeiro: “Justiça é dizer a verdade e restitui o que se tomou.” Depois a definição é feita por Polemarco: “dar a cada um o que lhe é devido”. No entanto, Sócrates retruca a tendenciosa afirmativa, questionando se seria correto esse tipo de justiça, na qual o homem justo deveria fazer mal aos inimigos e bem aos amigos. Complementa sua colocação afirmando que tal atitude na seria de umapessoa sábia.
Mais a frente dialoga com Trasímaco sobre as possíveis formas de governo, e afirma: “Cada governo estabelece as leis de acordo com as suas conveniências: a democracia, leis democráticas; a monarquia, monárquica; e os outros da mesma maneira... é justo para os governos aquilo que lhes convém, e castigam os transgressores, a título de que violaram a lei e cometeram uma injustiça.”(338-e). Trasímaco, com conceitos diferentes, muda o rumo da conversa. Continua a busca pela definição de justiça e injustiça.

Livro II – Ocorre aqui uma continuação do debate, um duelo entre doxa e Sophia. As ideias tendenciosas e descomprometidas com a moral e a ética partidas de Trasímaco vão de a tentativa de Sócrates em definir a justiça. Esse mesmo tom conduz todo o desenrolar nos debatesfilosóficos durante toda a obra. Começa neste livro a proposta de Sócrates em idealizar uma cidade e nela aplicar conceitos de justiça, no que diz respeito ao sugeito, ou o que para ele é mais vantajoso. A posição de Sócrates é sempre positiva em relação ao homem justo, suas atitudes devem nortear o bom senso. Com o desenrolar da construção da cidade, vê-se a necessidade de homens para defendê-la,portanto, guardiões, protetores dos cidadãos e inimigos dos estrangeiros. Deviam ser criados desde sedo para tal e para que desenvolvessem um bom caráter e fossem corajosos.
A atitude filosófica de Sócrates, com movimentos direcionados à busca da verdade, de forma simples e humilde, o faz até a afirmar que nada sabe e no ensinar, insiste em não cobrar por isso. Com isso, supera os mitos, na suaconcepção de pensar a cidade e na prática das leis estabelecidas para cada um.

Livro III – A formação dos guardiões é aprofundada: sua educação, alimentação, ou ainda a proibição de ter contato com o Hades (deus dos infernos), seja através da poesia ou qualquer outra coisa, que os colocasse em contato com o mal. Sócrates alega que estes homens não devem ser muito propensos ao riso, pois na maiorparte das vezes em que alguém se entrega a um riso excessivo, este lhe provoca uma transformação da mesma forma excessiva, e seria inadmissível que se representem homens dignos de estima sob o domínio do riso. Restava-lhes a reclusão; não poderiam ter ambição ou sequer receber agrados ou presentes. Discuti-se também o modelo do orador como uma pessoa que exerce influência sobre os jovens. Osguardiões deveriam também ser educados através da música, no intuito de apurar a percepção do belo; outro fator importante na educação dos guardiões seria a ginástica, como forma de exercício. Far-se-iam testes a partir das primeiras fases da vida, para a ocupação dos cargos (especialmente o de governante) e aqueles que não fossem aprovados, iriam gradativamente sendo eliminados e destinados àsfunções hierarquicamente inferiores. Sócrates afirma que deveriam tudo em comum e que o fato de privá-los de muita coisa é absolutamente necessário para o processo de formação.

Livro IV – Ocorre uma busca em identificar, depois da cidade formada, onde se encontra a justiça e a injustiça. Será através das virtudes que a cidade poderá alcançar a perfeição: sabedoria (Sophia) consiste em decisões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do filme o messias do mal
  • Resumo COSTA Wanderley Messias
  • Resumo A republica
  • resumo Republica
  • Resumo a republica
  • a republica ( resumo)
  • Resumo da republica de platao
  • Resumo do livro I a República

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!