RESUMO : A POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A MELHORA DA SAÚDE E MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

885 palavras 4 páginas
A POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A MELHORA DA SAÚDE E MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Julia Lepkoski Machado
Luciano Leal Loureiro
RESUMO
Atualmente é bastante comum ouvir-se falar sobre a atividade física e a sua relação com a saúde. No entanto, após algumas pesquisas, Darido (2007) constatou que, hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais acomodadas em função das novas tecnologias.
A qualidade de vida e a saúde são resultados dos hábitos do dia a dia, sendo que a grande maioria dos indivíduos morre antes dos 65 anos de idade pelo estilo de vida inadequado.
Levando em consideração que os alunos da Educação de Jovens e Adultos, na grande maioria estão em busca somente de uma maior qualificação para o mercado de trabalho, e não se preocupam muito com o bem-estar, as aulas de Educação Física poderiam auxiliar para este trabalho.
De acordo com Guiseline, qualidade de vida é ter uma vida ativa, saudável, prazerosa e harmoniosa. e o autor também acredita que a qualidade de vida é conseguir realizar todas as atividades da vida diária de forma satisfatória e com saúde.
A atividade física aparece como um dos hábitos fundamentais a ser adquirido.
Allsen et al (2001) e Sharkey (1998) apud Guiseline (2006), dizem que: O corpo humano foi feito para o exercício, as articulações incham, os músculos enfraquecem, o aumento de gordura afeta o sistema circulatório, o coração perde a força e, consequentemente, ficamos mais expostos a doenças. (p. 79)
A relação saúde e Educação Física é quase imediata e automática. Porém, a simples informação sobre a importância da prática de uma atividade física não é suficiente para que se mudem hábitos, e os tornem favoráveis à promoção da saúde.
Desta maneira este estudo tem como objetivo, oferecer aos professores que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos um meio para melhorar a sua compreensão sobre a importância de mudar alguns aspectos do

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas