Resumo A Obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica Walter Benjamin

Páginas: 17 (4199 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013
Walter Benjamin – A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica – Escrito em 1936

O texto não se trata de teses sobre a arte do proletariado após a tomada do poder e muito menos sobre a arte em uma sociedade sem classes. Mas sobre o desenvolvimento das artes nas atuais condições de produção. A dialética dessas condições não é menos perceptível na superestrutura que na economia. Porisso seria um equívoco subestimar o valor dessas teses para a luta política.
I
A obra de arte sempre pôde ser reproduzida, o que as pessoas fazem podem ser imitadas pelos outros. Mas, as técnicas de representação são um fenômeno diferente, novo que ocorre ao longo da história, e com intensidade crescente. Bom, ai no texto vai citando exemplos dessas técnicas tipo os gregos conheciam só doismétodos de reprodução era mais com o bronze que conseguiam reproduzir e moedas e terracotas o resto era tudo peça única. Daí vem a xilogravura com ela pela primeira vez deu pra reproduzir tecnicamente os desenhos, tempo depois a imprensa possibilita a escrita ser reproduzida, o que ocasiona mudanças na literatura pela tipografia, no inicio do século XIX tem a litografia, ela facilita muito a reproduçãopq n precisa mais talhar ou lascar o metal ou a madeira (xilo) é com reagentes químicos e ainda pega as colorações diferentes (Ele passou um vídeo que falava disso e da evolução da fotografia, foram dois videozinhos na verdade, alguém lembra?, bom acho que servia pra isso só mesmo rs). Enfim, a Litografia a técnica de reprodução atinge uma etapa essencialmente nova, com o processo muito maispreciso não só reproduz as obras de forma mais ampla, o que já era feito, mas traz todos os dias novas criações ao mercado. Mas, ela será superada pela fotografia descoberta poucas décadas depois.
“No século XIX a reprodução técnica atingiu tal grau, que não só abarcou o conjunto das obras de arte existentes e transformou profundamente o modo como elas podiam ser percebidas, mas conquistou para si umlugar entre os processos artísticos”.
II
Mesmo que a reprodução seja perfeita ela não vai ter o “aqui e o agora” que só a original tem. E com isso é possível, por meio de analises químicas e físicas identificar os vestígios dessa obra, como as alterações que ela sofreu ao longo do tempo as sucessivas relações de posses que passou. E é esse aqui e agora da original que consiste suaautenticidade, portanto uma reprodução nenhuma possui “autenticidade”. E em relação a isso percebe-se a diferença de uma reprodutibilidade técnica e uma reprodução manual, já que no caso da manual, o autêntico tem autoridade sobre a reprodução que é na maioria das vezes considerada falsa. O mesmo não ocorre com a reprodução técnica por dois motivos:
I. A reprodução técnica é mais independente em relaçãoa original do que a reprodução manual. Por exemplo, ela pode salientar aspectos do original que não são acessíveis ao olho humano [como zoom e câmera lenta]
II. A reprodução técnica é capaz de colocar a cópia do original em situações impossíveis ao próprio original, “aproxima o original do espectador ou do ouvinte.” [por exemplo, por meio do disco, podemos ouvir em casa uma ópera].
“Aautenticidade de algo é a essência de tudo que é transmissível desde a origem, da sua permanência física até seu testemunho histórico. Já que o testemunho histórico repousa na permanência, quando a reprodução técnica a elimina é o próprio testemunho que se esvai. Só se perde isso, mas isso é justamente a autoridade da coisa.” E o que desaparece nas obras de arte com a reprodutibilidade técnica é sua “aura”.A multiplicação da reprodução torna a existência única em existência serial. “E, na medida em que a reprodução permite que o receptor tenha acesso à obra em qualquer circunstância, ela a atualiza. Esses dois processos provocam um forte abalo na tradição, constituindo o reverso da crise atual e da renovação da humanidade.” Seu agente mais poderoso é o cinema. A forma positiva desse significado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica” de walter benjamin
  • A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica Autor: Walter Benjamin
  • BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.
  • "A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica" de Walter Benjamin
  • Resenha a obra de arte na era de sua reprodutibilidade tecnica
  • A obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica (resumo walter benjamin)
  • A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. (Walter Benjamin)
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!