Resumo - A Língua de Eulália

Páginas: 2 (445 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
RESUMO

A Língua de Eulália é uma novela sociolinguística do autor Marcos Bagno, uma narrativa das variedades linguísticas que existe no nosso país com o nosso Português, de uma maneira simples eque aborda os principais tipos de preconceitos linguísticos. É o que representa a fala da Dona Irene, uma professora aposentada, com doutorado em estudos Linguísticos e que fez um ótimo trabalho emalfabetizar pessoas adultas. Iniciou este trabalho com a sua empregada, a Eulália que era analfabeta e com o decorrer dos dias dona Irene foi dando aulas para as colegas de Eulália que também eramempregadas domésticas sem nenhum estudo.
A narrativa tem início com a chegada da sobrinha de dona Irene, a Vera com 21 anos, estudante de letras e suas amigas: Sílvia da mesma idade que Vera, estudantede Psicologia e a Emília de 19 anos, cursando o primeiro ano de Pedagogia. As três jovens são professoras de uma escola primária em São Paulo e vão passar as férias na chácara de Irene no interior deSão Paulo, na cidade de Atibaia, chegando na casa da tia as moças se surpreendem com a maneira em que Eulália fala o português e a criticam por isso, mas são repreendidas pela professora, que dispõeo seu tempo livre para dar um curso intensivo sobre o Português Padrão(PP) e o Português não Padrão (PNP) assuntos estes que ela também abordará no seu mais novo recente livro, com bases em pesquisasda própria.
Para iniciar o curso, é explicado que toda língua possui suas variedades, existem vários tipos de falantes e todos eles possuem diferenças semânticas, fonéticas, sintáticas e no uso dalíngua, elas podem mudar de tempos em tempos. Seu livro aborda características do PP e PNP que na verdade não existem pessoas que falam errado, mas sim que, existem pessoas que falam outrasvariedades linguística, o PNP, o Português não padrão o principal alvo de estudo da professora. O português não padrão, possui historicamente uma bagagem enorme, o que é falado hoje e é considerado “errado”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Livro
  • Resumo do livro a língua de eulália
  • Resumo de "a língua de eulália"
  • Resumo do lingua de eulalia
  • Resumo do Livro "A Língua de Eulália".
  • Resumo
  • Resumo a língua de eulália
  • Resumo a Língua de Eulália

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!