Resumo a língua de eulália

Páginas: 40 (9883 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2012
A língua de Eulália Título: A chegada

A narrativa em seu primeiro capítulo apresenta-nos a chegada de três estudantes universitárias: Vera, Sílvia e Emília à casa de Irene, uma linguista renomada e professora universitária aposentada. As três estudantes assim como Irene são professoras, do curso primário de um mesmo colégio em São Paulo, porém graduadas em disciplinas diferentes, sendo Veraestudante de letras, Sílvia de psicologia e Emília de pedagogia. Irene, tia de Vera, as convidara para que passassem as férias do mês de julho em Atibaia lugar campestre onde reside. Irene apesar de ter se aposentado continua pesquisando e ministrando aulas, o que causa certa curiosidade por parte de Silvia e Emília. Vera lhes explica o motivo de tanto interesse, Eulália, que fora empregada deIrene, que era analfabeta.

Subtítulo: Quem ri do que?

As estudantes reunidas com a anfitriã, Irene após o almoço, criticam o modo de Eulália falar, desprezando a sabedoria que ela possui. Irene então as questiona com relação ao preconceito, demonstrando que as variações se dão devido a circunstancias do próprio uso da língua que varia conforme as diferenças de gênero, de classe social, de etnia,entre outros.

Título: Que língua é essa - mito da realidade

A linguista expõe o mito da língua única que percorre todo o Brasil, como um fato que não corresponde a realidade, pois no Brasil são falados mais de duzentos tipos de dialetos diversos, uma língua varia.

Subtítulo: Toda língua varia.

Irene faz uma comparação entre os usos do português no Brasil e em Portugal, no nordeste e nosul do Brasil, da variedade de usos de um homem para uma mulher, 1

apontando que as diversas variedades equivalem a uma língua e que cada pessoa possui uma língua própria, individual. Cita como exemplo a fábula do porco-espinho enfatizando que a partir da linguagem há-se a sobrevivência e a evolução dos indivíduos.

Título - Toda a língua muda - comparações entre os usos da línguaportuguesa de acordo com os tempos.

Irene continua a discorrer sobre o tema apontando que além da variação geográfica, a língua muda no decorrer dos tempos e que seu uso se dá de varias formas no espaço. Aborda também que não há uma única variedade de português, mas uma variedade de dialetos dentro de uma mesma língua, que são falados diversificamente de região para região, representando um conjunto depessoas e também uma época. A professora fala da norma padrão “um modelo ideal de língua”, que é usada por jornalistas, escritores e pessoas cultas, discutindo a importância de ser aprendida na escola. Discorre que mesmo a norma padrão sendo tão prestigiada, não deve ser utilizada como instrumento de discriminação e que se o mesmo investimento fosse aplicado às outras variedades, estas certamentese tornariam tão importantes quanto a norma padrão. Irene para explicar melhor envolve o exemplo da língua hebraica, considerada morta, que foi investida pelos Judeus, tendo hoje uma enorme importância política e econômica.

Título: História da Norma Padrão

Irene dando seguimento a seus apontamentos, fala que ao estabelecer uma norma em uma língua as outras variedades passam a serconsideradas impróprias. Sendo então a norma padrão a representante legal da língua. A linguista discorre que todas as variedades possuem recursos para desempenhar a função de comunicação e que algumas línguas servem de base para a formação da linguagem padrão. Dá o exemplo do Italiano que se formou na região da Toscana, devido à importância da região, economicamente e pelo fato de que nesta linguagem foram2

escritas muitas obras primas da literatura mundial, destacando entre os principais autores: Michelangelo, Da Vinci e Dante. Voltando-se ao Brasil, Irene fala do processo de colonização que se iniciou do norte para o sul, citando o preconceito que há com as variedades nordestinas e do falar caipira (r retroflexo).

Título: Que é o português Não-Padrão.

Emília tece um comentário tendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Livro
  • Resumo do livro a língua de eulália
  • Resumo de "a língua de eulália"
  • Resumo do lingua de eulalia
  • Resumo do Livro "A Língua de Eulália".
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo a Língua de Eulália

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!