Resumo a inveção do cotidiano

1427 palavras 6 páginas
A Invenção do Cotidiano
Introdução
A Invenção do Cotidiano começa destacando que, apesar de as ciências sociais possuírem a capacidade de estudar as tradições, linguagem, símbolos, arte e artigos de troca que compõe uma cultura, lhe faltam formalismos para examinar as maneiras em que as pessoas se reapropriam destas coisas em situações cotidianas.
Certeau argumenta que esta é uma omissão perigosa, pois na atividade do re-uso encontra-se uma abundância de oportunidades para pessoas comuns subverterem os rituais e representações que as instituições buscam impor sobre eles.
Sem um claro entendimento deste tipo de atividade, as ciências sociais se limitam a criar nada mais do que um retrato das pessoas que são não-artistas (significando não-criadores e não-produtores), passivos e fortemente sujeitos à cultura recebida. De fato, este mal-entendido nasce do termo "consumidor". Ao invés de "consumidor", a palavra "usuário" é oferecida no livro, e o conceito de "consumo" é expandido através da frase "procedimentos de consumo" que eventualmente se transforma em "táticas de consumo".
No livro, a vida comum é retratada com uma luta subconsciente e constante contra as instituições que competem para assimilar o homem comum do dia-a-dia [pessoa]. A principal meta do livro é compilar um vocabulário de conceitos, questões e perspectivas que tornariam possível a discussão formal das atividades "táticas" do dia-a-dia que se escondem atrás da máscara da conformidade.
Capítulo III - "Fazer com: usos e táticas" (p. 86-100)

• Tipos de operações: estratégicas (mapear e impor); táticas (manipular e alterar).
• É preciso especificar esquemas de operações, "maneiras de fazer", "maneiras de utilizar" a ordem imposta do lugar ou da língua. "Sem sair do lugar onde tem que viver e que lhe impõe uma lei, ele aí instaura pluralidade e criatividade".

O uso ou costume

• Dos "bens culturais" o que é que o consumidor fabrica? O que é que eles "absorvem", recebem e pagam? O que

Relacionados

  • Resmo de filme
    269 palavras | 2 páginas
  • Pim projeto integrador disciplinar
    9037 palavras | 37 páginas