RESUMO A IMPORTÂNCIA DO USO DAS CÉLULAS TRONCO PARA A SAÚDE PÚBLICA

617 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE ENFERMAGEM

JÚLIO DANIEL DOS SANTOS SILVA

RESUMO
A IMPORTÂNCIA DO USO DAS CÉLULAS TRONCO PARA A SAÚDE PÚBLICA

Aracaju/SE
2014/2JÚLIO DANIEL DOS SANTOS SILVA

RESUMO
A IMPORTÂNCIA DO USO DAS CÉLULAS TRONCO PARA A SAÚDE PÚBLICA

Resumo apresentado ao curso de Enfermagem, sob orientação da prof.ª Maria das Graças como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina Práticas Investigativas I.

Aracaju/SE
2014/2
PEREIRA, Lygia da Veiga. A importância do uso das células-tronco para a saúde pública. Disponível em http://www.redalyc.orgarticulo.oaid=63013102. Acesso em 1 out. 2014.
Texto informativo acerca da importância do uso das células tronco para a saúde pública onde constam informações referentes ao tratamento em seres humanos. O artigo inicia com a abordagem de células-tronco como fonte de tecidos para transplante. As células-tronco (CT) podem ser definidas como células com grande capacidade de proliferação e auto renovação, possui também grande capacidade de responder a estímulos externos e dar origem a diferentes linhagens celulares mais especializadas. O artigo prossegue abordando sobre CTs adultas informando que as CTs hematopoiéticas são capazes de regenerar o sangue após destruição daquele tecido por irradiação, e células do fígado proliferam na tentativa de regenerar aquele órgão. Em 2005, foi iniciado no Brasil um teste clínico em larga escala, onde 1.200 pacientes com diferentes cardiopatias receberam injeções locais de células mononucleares derivadas da própria medula óssea, seria uma alternativa ao transplante cardíaco. A terapia celular com CT adultas teve como pioneiro no Brasil o Instituto Nacional do Câncer (INCA) na criação de um banco público de sangue de cordão em 2001.Em 2004, foi criada pelo Ministério da Saúde uma rede nacional de bancos de sangue

Relacionados