RESUMO A IMPORTANCIA DO BRINCAR

407 palavras 2 páginas
RESUMO:

A Importância do Brincar
Primeiramente, o brincar é um direito da criança, tendo em vista que este atualmente é um sujeito de direitos, nos quais esses direitos constam no ECA, (Estatuto da Criança e do Adolescente), e na LDB, (Leis de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96), este tem como objetivo regulamentar o trabalho nas demais modalidades de ensino.
Porém, é necessário entender por que o brincar tornou-se tão importante e tem sido discutido amplamente tornando-se uma dimensão do desenvolvimento infantil. Através do brincar, a criança vai tendo noções do mundo que a cerca. Nos primeiros movimentos de uma criança, quando ainda é bebê, ela brinca com objetos que lhes são ofertados, esses objetos fornecem a ela a percepção sensorial, ao manipulá-los, sente seu peso, forma, tamanho, barulhos, cores e texturas.
Nos próximos anos de sua vida, a criança aprende através da imitação, que pode ser através dos afazeres do adulto, entre bricadeiras de crianças maiores, etc. levando em conta que ninguém nasce sabendo brincar e cada cultura tem sua própria forma de brincar, a criança confere aos objetos aquilo que nós utilizamos para sua exclusiva finalidade.
Através das apropriações que a criança obteve apartir das interações que estabeleceu no contexto em que esta inserida, a criança começa a entrar no mundo da fantasia, do faz de conta, no qual, ela se utiliza da brincadeira simbólica, onde ela experimenta os vários papéis sociais, expeienciando, vivenciando, produzindo.
Adiante, ela aprende a respeitar as regras existentes nas brincadeiras, cuja importância se tem para a boa convivência em sociedade. Através dos jogos, ela aprende a respeitar as regras, as noções de ganhar e perder e o respeito as demais crianças com as quais ela interage. A criança que tem contato com jogos de regras, desenvolve o respeito, a liderança assim como reformula as brincadeiras ja existentes conforme suas preferências.
Sem contar, que nas brincadeiras, as crianças estabelecem

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas