Resumo: A IMPORTANCIA DO ATO DE LER – Paulo Freire

320 palavras 2 páginas
Resumo: A IMPORTANCIA DO ATO DE LER – Paulo Freire

O texto “A importância do ato de ler” de Paulo Freire inicia comentando o processo de compreensão crítica do ato de ler em sua vida e como ocorre a compreensão de um texto a ser alcançada pela sua própria leitura crítica que implica a percepção nas relações entre um texto e o contexto. Esclarece ainda, que a leitura de mundo precede a leitura de palavra, onde a importância da leitura na alfabetização é papel fundamental na construção da história de um indivíduo.
Paulo Freire nos lembra que a leitura de mundo precede a palavra, isso nos mostra através de suas experiências de quando nos primeiros anos aprendeu a ler em sua própria casa, no Recife, rodeado de árvores, algumas delas eram vistas como se fossem gente. Sua velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de sua mãe, na verdade, aquele mundo descrito por ele, era o mundo de suas primeiras leituras, como acontece na vida de todos nós. O primeiro contato com a leitura, inicia em nossa casa, com a ajuda de nossos familiares, como por exemplo, o caso de Dona Clotilde (minha avó paterna) que mora no Brasil há aproximadamente 56 anos, foi alfabetizada em casa pelo seu irmão mais velho. Quando começou a frequentar à escola, estava mais adiantada do que seus amigos de sala. Mas não conseguiu concluir o antigo primário. Hoje, o pouco que sabe, afirma ter adquirido em casa.

Podemos concluir que o alfabetizando aprende mais a partir da sua realidade, do que a que está sendo imposta pelo alfabetizador. Para sermos mais específico, hoje, este processo é conhecido como o método construtivista, onde o alfabetizando aprende através da sua construção e não da memorização.

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • O pensamento administrativo no antigo egito - análise da administração pública faraônica na 20a dinastia
    78051 palavras | 313 páginas